Instalando novamente o Linux


É notório que o Linux não se dá muito com ACPI e isso é refletido diretamente na hora da instalação.

Quando um live CD como o fornecido do Ubuntu, por exemplo, não sobre corretamente fica fácil descobrir e alterar as configurações de ACPI na BIOS, porém quando tudo na hora da instalação vai bem e na hora do primeiro boot o Grub grita e não dá o start é complicado. Hoje fiquei bastante tempo tentando fazer um computador de hardware complicado (nem tanto pela idade, é um Pentium 4 HT, mas sim pela incompatibilidade entre o hardware, parece que a motherboard MSI detesta o Pentium e o Pentium detesta HD da Seagate e por aí vai).

Depois de várias configurações erradas e muito mexer no Ubuntu tive que instalar do zero novamente e pensando ser uma tarefa fácil e rápida (geralmente a instalação do sistema demora não mais de 10 minutos) a primeira ISO que baixei criava um CD corrompido, demorei para descobrir isso pensando ser defeito no HD. Depois de outra ISO baixada a instalação prosseguiu bem mas na hora do primeiro boot o Grub gritou um tal de erro 18 e acusa disco sem sistema.

Depois de certificar que o Ubuntu estava realmente instalado comecei a olhar opção por opção na BIOS da motherboard até que encontrei uma opção de Max UID > 3 no ACPI, desconfiado foi só habilitar essa opção que tudo está funcionando normalmente.

Outro detalhe e que estive olhando e várias motherboards com essa opção de configuração trazem por default essa opção desabilitada o que pode ser um problema em potencial no momente da instalação do Ubuntu ou outra distribuição Linux.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.