Instalando novamente o Linux
É notório que o Linux não se dá muito com ACPI e isso é refletido diretamente na hora da instalação.
Quando um live CD como o fornecido do Ubuntu, por exemplo, não sobre corretamente fica fácil descobrir e alterar as configurações de ACPI na BIOS, porém quando tudo na hora da instalação vai bem e na hora do primeiro boot o Grub grita e não dá o start é complicado. Hoje fiquei bastante tempo tentando fazer um computador de hardware complicado (nem tanto pela idade, é um Pentium 4 HT, mas sim pela incompatibilidade entre o hardware, parece que a motherboard MSI detesta o Pentium e o Pentium detesta HD da Seagate e por aí vai).
Depois de várias configurações erradas e muito mexer no Ubuntu tive que instalar do zero novamente e pensando ser uma tarefa fácil e rápida (geralmente a instalação do sistema demora não mais de 10 minutos) a primeira ISO que baixei criava um CD corrompido, demorei para descobrir isso pensando ser defeito no HD. Depois de outra ISO baixada a instalação prosseguiu bem mas na hora do primeiro boot o Grub gritou um tal de erro 18 e acusa disco sem sistema.
Depois de certificar que o Ubuntu estava realmente instalado comecei a olhar opção por opção na BIOS da motherboard até que encontrei uma opção de Max UID > 3 no ACPI, desconfiado foi só habilitar essa opção que tudo está funcionando normalmente.
Outro detalhe e que estive olhando e várias motherboards com essa opção de configuração trazem por default essa opção desabilitada o que pode ser um problema em potencial no momente da instalação do Ubuntu ou outra distribuição Linux.