IA provoca morte de adolescente: o risco da inteligência artificial

IA provoca morte de adolescente: o risco da inteligência artificial

IA provoca morte de adolescente e mãe questiona o quão seguros estamos ao utilizar ferramentas de inteligência artificial diariamente.

IA provoca morte de adolescente: o risco da inteligência artificial
IA provoca morte de adolescente: o risco da inteligência artificial

Quando a IA provoca morte de adolescente e a mãe se revolta e clama por justiça pela morte inesperada do próprio filho.

O chatbot chamado Character.AI (C.AI) que usa personagens da série Game of Thrones é acusado de incentivar o adolescente a praticar suicídio.

A acusação relata que a ferramenta incentivou o vício diário em conversar com a própria IA, cometeu abuso sexual e emocional, onde por fim não alertou e até propiciou que pensamentos suicidas por parte do garoto.

IA provoca morte de adolescente: o risco da inteligência artificial

Após trocar mensagens diárias com o chatbot, que assumia o alter ego de Daenerys, em referência à personagem de Emilia Clarke na série, o jovem acabou se apaixonando pela IA.

Quando o jovem, que recebeu o apelido de Daenero, começou a expressar sentimentos suicidas, a IA continuou a incentivar o assunto durante as conversas entre ambos.

De acordo com o processo, que foi aberto pela mãe no último dia 24, a IA incentivou sexualmente o jovem de diversas formas.

Devido a pouca idade, a vítima não possuía discernimento suficiente que a IA não era real.

Após o início das conversas o jovem se tornou retraído e introspectivo além de começar a apresentar problemas na escola.

A família acabou o levando a um médico que o diagnosticou com ansiedade e transtorno de humor disruptivo.

Em vários trechos recuperados da conversa é possível identificar a IA incentivando o jovem a “voltar para casa com ela”.

Toda a conversa motivou o garoto a atirar contra si mesmo, tirando a própria vida e deixando em aberto a questão da sanidade mental frente a uma ferramenta de IA.

O processo segue em aberto na justiça americana e pode culminar em uma longa discussão.

Além de levantar questões de ética e limites de acesso de jovens por ferramentas de inteligência artificial.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.