HSBC e a farra das fotos na Internet
Como acontece muito hoje, grandes empresas utilizam os novos meios de comunicação baseados na Web para baratear os seus custos operacionais e para realizar companhas de marketing.
Foi então que o HSBC teve a boa idéia de utilizar o flickr para conseguir reunir em seu grupo trabalhos de fotografia com qualidade através de uma espécie de concurso, até aí nada demais, apenas uma boa idéia em execução.
O problema foram os termos para participar do concurso, o autor e/ou detentor dos direitos da foto deveriam ceder ao HSBC todos os direitos sobre a fotografia de forma irrestrita e não receberiam nada por isso (a foto iria ser utilizada em campanhas de marketing do HSBC até o final de 2011) e ainda abririam mão de qualquer direito de reclamação futura sobre o caso, o HSBC “entendia” que a utilização da foto na campanha seria um reconhecimento para o trabalho do fotografo (quero ver se o HSBC aceita o pagamento de suas absurdas taxas apenas com reconhecimento pelo trabalho).
Isso promoveu um verdadeiro tumulto no mundo da fotografia na Internet o que levou o HSBC a alterar as regras e a promover uma recompensa financeira caso a foto fosse utilizada pela instituição.
Empresas de origem duvidosa tentarem aplicar golpes em outros profissionais encontramos aos montes por aí, mas uma empresa do porte do HSBC querendo usar a lei de Gerson é o fim da picada.
Fonte: Meiobit Fotografia