Houston, I have a problem

[ad#texto]
Ainda me lembro de que em 2010 alguns especialistas em tecnologia militar diziam que muito em breve os aviões não tripulados iriam dominar o cenário do combate aéreo e que a aviação de caça como a conhecemos seria relegada aos museus, mas parece que a história não é bem assim.

Para começo de conversa, a aviação não tripulada se empregada ao combate aéreo direto (o famoso dog fight) é muito ineficaz, em primeiro lugar pelo fato de que a percepção do piloto sobre o palco de guerra é muito limitado afinal ele não está de fato presente no combate (essa até então tida como uma vantagem do combate não tripulado tornasse um ponto fraco), outro ponto é que combates do tipo dog fight são extremamente rápidos e dinâmicos, uma decisão que demore apenas um segundo para ser processada e interpretada pode significar um avião a menos em combate, e devido a distância física do piloto para o avião causa um delay que em alguns casos pode chegar até mesmo há 4 segundos, devido ao fato de termos que incluir um satélite de comunicação no meio disso tudo e levar os pilotos para perto da área de guerra é pedir para eles sofrerem bombardeio.

Aviões totalmente autônomos ainda estão fora de cogitação, pois conseguir uma IA (inteligência artificial) refinada o bastante para substituir um piloto humano ainda é um sonho distante, pois a capacidade cognitiva e de tomada de decisão humana ainda nem de perto podem ser emulada ou simulada por um computador e aviões 100% autônomos seriam limados rapidamente.

E para ajudar ainda mais um vírus, cujo nome não foi divulgado pela força aérea dos EUA, infectou 4 aviões não tripulados (por sorte modelos que não utilizam munição).

O vírus não causa danos ao sistema dos aviões, apenas coletava informações e comandos emitidos pelo piloto em terra e provavelmente iriam se enviadas para alguém. Até parece uma forma de retaliação ao governo Alemão.

Mas se tratando de um sistema computacional sem acesso a Internet sobra à infecção via acesso direto, por um notebook infectado talvez, ou ainda a rede de controle que apesar de ser extremamente segura foi invadida e servido de repositório para o vírus.

Sem muitas informações a força aérea dos EUA parece querer abafar o caso, afinal seria um fail enorme se os aviões não tripulados utilizados constantemente em missões de reconhecimento estivessem servindo de espiões, só que com o pequeno detalhe de estarem espionando o seu próprio criador, o próprio governo dos EUA.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.