Hibernate, porque não!


O mundo do desenvolvimento de software (e não somente o desenvolvimento de software em Java, mas para qualquer linguagem ou plataforma) é algumas vezes engraçado. Falando em Java vemos um dos mais famosos frameworks do mercado, o Hibernate.

A sua proposta é interessante, fazer persistência de dados orientada a objetos e livrar a sua aplicação do SQL, parece fantástico, mas não chega a tanto. Muitos e muitos desenvolvedores em Java vendem o Hibernate como a solução divina para a persistência de dados, depois a aplicação final fica lenta e a culpa acaba sendo do Java.

O fato é que o framework Hibernate é muito eficaz para aplicações tipo CRUD (Create, Read, Update and Delete), pois torna a sua persistência de dados orientada a objetos e o seu código Java livre de SQL, saindo dessa esfera o Hibernate começa a gerar mais complicações do que soluções e o melhor negócio é partir para outro framework ou trabalhar sem framework mesmo.

Vale lembrar que o Hibernate é particularmente lento se for utilizado com procedures, functions e outros adereços de banco de dados e pode gerar complicadores ainda maiores no seu mapeamento, além de que apesar do Hibernate liberar o código Java todo o SQL ele pode entipi-lo de código HQL.

Para quem não sabe, HQL é quase um fork do próprio SQL que o Hibernate utiliza principalmente para gerar consultas mais complexas, onde o Criteria não seria capaz de executar a consulta por si só.

Resumindo, se a sua aplicação Java for desenvolvida utilizando blue prints, utilizar SQL padronizado (para obter independência em relação ao banco de dados) e ter uma boa arquitetura a sua aplicação pode ser tão ou mais robusta, escalável e de fácil manutenção que qualquer outra utilizando Hibernate ou qualquer outro framework de persistência de dados mesmo você trabalhando diretamente no JDBC.

No fundo, no fundo o melhor caminho ainda é o conhecimento da plataforma Java e suas capacidades e principalmente o conhecimento de suas limitações e a partir daí qualquer framework é pura perfumaria.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.