Gravadoras contra os serviços de streaming

Gravadoras contra os serviços de streaming é a nova cartada para aumentar lucros e forçar clientes a consumirem cada vez conteúdo pagando por isso.

[ad#texto]

Já é de conhecimento comum que as grandes gravadoras ainda insistem em um modelo de comercialização de seus produtos de mídia (música, filmes e afins) decadente e que se recusam veemente em se atualizar e agora no último embate vemos as gravadoras contra os serviços de streaming.

Gravadoras contra os serviços de streaming
Gravadoras contra os serviços de streaming

 

A alegação das gravadoras é a mesma, como os serviços de streaming apresentam em até certo nível conteúdo gratuito e obtém renda a partir de anúncios e que a comercialização de fato de serviços só ocorrem para usuários que preferem certas regalias a renda que as gravadoras te obtido não é como eles gostariam: extremamente alto.

A primeira reivindicação das gravadoras então é que os serviços de streaming limitem o acesso a conteúdo gratuito e que quando ocorra o acesso gratuito a quantidade de anúncios seja maior, ou seja, não precisamos nos importar com a experiência de uso de nossos usuários, vamos nos preocupar inteiramente com lucros em cima de lucros.

Vejam por exemplo o recente embate entre a Taylor Swift com o Spotify, a cantora simplesmente proibiu a exibição do seu álbum 1989 para em seguida retirar todas suas canções do serviço, a principio o motivo alegado pela cantora seria de que o Spotify não pagaria o suficiente pelo licenciamento das músicas.

Porém o problema é mais complexo, ao que tudo indica a cantoria queria que o seu álbum fosse exibido somente no modo pago e o Spotify se recusou a fazê-lo pois haveria a possibilidade de que o serviço como um todo sofresse com a decisão, afinal, vai que a moda pega.

Por enquanto parece que a luta das gravadoras contra os serviços de streaming vai durar por um bom tempo, pois o modelo de negócios parece não agradar muito as gravadoras.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.