Google abandona o seu filho pródigo


Com o avanço da Internet de banda larga no mundo e no Brasil e com cada vez mais aplicativos Web tomando espaço dos aplicativos “convencionais” o Google lançou a alguns anos a tecnologia do Gears.

O Gears tinha a função de driblar o problema de on-line/off-line que os aplicativos Web enfrentavam e com isso agilizar a velocidade de utilização dos mesmos e de quebra solucionar ou pelo menos ajudar em outros recursos que os programadores Web sofriam para adicionar aos seus aplicativos.

Por um período o mundo pensou que o Google tinha descoberto, ou melhor, inventado a galinha dos ovos de ouro e que uma nova geração de software para a Web iria dominar o futuro.

De fato o Gears vez bastante sucesso e alguns aplicativos Web famosos, como por exemplo o WordPress, utilizavam a tecnologia, porém o sucesso foi menor do que o Google esperava.

Agora com o Firefox e outros browsers na sequencia implementando a especificação do HTML 5 o Google anunciou que irá abandonar o Gears e que irá se dedicar ao HTML 5 e um dos fatores é que o HTML 5 suprime a necessidade de utilização de vários recursos do Gears e de quebra é uma tecnologia aberta. De fato nesse aspecto o Google é invejável, sempre prioriza a disseminação de tecnologias abertas em detrimento das tecnologias proprietárias.

Agora é só esperar a finalização da especificação do HTML 5 e o suporte da maioria dos browsers a tecnologia para aproveitar uma nova geração de aplicativos Web.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.