Flame também destrói

[ad#texto]

Para quem tem acompanhado a Internet nas últimas semanas, está sabendo que o super vírus Flame é uma prova de conceito que tem se alastrado no Oriente Médio e tem rouba muita informação, principalmente de órgãos do governo.

Pela característica de atacar somente o Oriente Médio e atacar principalmente órgãos do governo local, somando ao fato de o Flame não ser um simples vírus, mas uma verdadeira plataforma de espionagem, existem fortes indícios de que ele tenha sido desenvolvido por órgãos de inteligência  dos EUA e Israel (muito provavelmente tenha sido arquitetado pelos EUA e executado por Israel).

Agora a Symantec descobriu que além do alto potencial de espionagem, o Flame também tem potência destrutivo, pois de acordo com investigação e relatos, o Ministério do Petróleo do Irã teve dados de seus sistemas destruídos pelo Flame em abril deste ano.

Recentemente a Kaspersky ligou parte do código do Flame ao Stuxnet, vírus que já teria sido desenvolvido em conjunto com EUA e Israel para atacar as plantas nucleares do Irã.

A situação está complicada, de um lado o Irã afirma ter conseguido descobrir uma forma de desativar o Flame e que também EUA, Israel e Reino Unido estariam planejando um ataque maciço após o recente fracasso nas negociações nucleares. Do outro lado nenhuma manifestação concreta é obtida.

Pelo sim, pelo não, até mesmo por outros incidentes, cada vez mais o recurso de ciberguerra se torna mais presente em nossa realidade.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.