Firefox abandona NAPI para seus plugins

Mozilla também entra na onda e Firefox abandona NAPI para seus plugins, deixando somente o solitário Internet Explorer para suportar este tipo de plugin.

[ad#texto]

Firefox abandona NAPI para seus plugins
Firefox abandona NAPI para seus plugins

Em setembro o Google finalmente liberou a versão 45 do Chrome que impediu de forma definitiva a execução de plugins NAPI e agora recebemos o anúncio da Mozilla que o Firefox abandona NAPI para seus plugins.

Este anúncio vem de encontro para quem utiliza plugins como Java e Silverlight, pois já foi constatado que NAPI resulta em problemas de segurança e principalmente de desempenho.

No caso da Mozilla a única exceção que ainda será mantida é o plugin para o Flash, pois estranhamente ao contrário de qualquer browser moderno (Chrome e Edge) que tem seu próprio renderizador de animações Flash embarcado, o Firefox ainda depende do plugin oficial mantido pela Adobe e neste caso haverá um trabalho em conjunto da Mozilla e Adobe para correções de segurança e melhorias de desempenho, já que o plugin oficial apresenta desempenho sofrível e segurança pior ainda.

Firefox abandona NAPI para seus plugins: como fica o cenário

Vamos por partes, quanto ao Silverlight, a tecnologia não decolou e atualmente nem mesmo a Microsoft oferece suporte então ao que tudo indica todos irão parar de utilizar e fim de história.

Para o Java a Oracle recomenda que os utilizadores de Applet (que será afetado e é uma tecnologia muito antiga) portem para outras soluções mais modernas e performáticas.

A engine gráfica Unity já está trabalhando em uma opção para renderização direta no browser, sem a necessidade de plugins.

No caso dos plugins bancários a coisa é mais complexa, praticamente todos utilizam plugins com NAPI, são ruins e mal construídos e mediante a força de vontade dos próprios bancos com a atualização de seus produtos, os clientes irão sofrer.

Firefox abandona NAPI para seus plugins: os browsers

Hoje o Google Chrome e o Microsoft Edge já não oferecem suporte a NAPI, por enquanto somente o Internet Explorer e o Firefox, que a partir de 2016 também deixará de oferecer o suporte, ficando então entre os grandes somente o descontinuado Internet Explorer.

Parece que muita gente terá que correr para encontrar alternativas aos seus sistemas.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.