FBI usa falha no Firefox e não avisa ninguém

FBI usa falha no Firefox, não avisa ninguém e deixa todo mundo preocupado com o poder que agencias do governo terão sobre a vida privada. Entenda o caso aqui.

[ad#texto]

FBI usa falha no Firefox e não avisa ninguém
FBI usa falha no Firefox e não avisa ninguém

Você gostaria que alguma agência governamental tivesse meios para monitorar qualquer pessoa que utilizasse um determinado browser? É uma tremenda falta de privacidade, não acha? Agora foi descoberto que o FBI usa falha no Firefox para rastrear usuários e não avisa ninguém, nem a própria Mozilla.

Todo este caso foi descoberto após uma investigação de uma rede de pedofilia na deep web através do Tor Browser que nada mais é do que o Firefox com modificações visuais e consequentemente atinge diretamente o Firefox e a própria Mozilla que não gostou nem um pouco desta história.

FBI usa falha no Firefox: entenda o que aconteceu

Em uma investigação contra uma rede de pedofilia o FBI utilizou alguma falha de segurança no Tor Browser para injetar um malware que permitiu que os membros desta rede fossem rastreados e identificados mesmo dentro da deep web. Todo este aparato só foi possível, pois anteriormente a justiça americana já tinha permitido o FBI a hackear qualquer computador que faça uso de programas para ocultar seu IP, como VPNs e redes distribuídas.

Desta forma o FBI chegou ao criminoso Jay Michaud e no andamento do processo o juiz determinou que a defesa fosse notificada para investigar a falha, até mesmo para que não ocorressem vícios no processo.

O problema agora é que o FBI ignorou a Mozilla e agora eles querem saber a todo custo qual tipo de falha, e se de fato esta falha está relacionada ao Firefox, foi utilizada para implantar o malware.

Obviamente esta situação deixou a Mozilla em uma situação muito delicada, pois uma falha desta magnitude afeta profundamente pelo menos 2 milhões de usuários do Firefox e ainda marca negativamente a fundação.

FBI usa falha no Firefox: como tudo fica

É claro que uma determinação da justiça visando facilitar o combate e crimes digitais está sendo utilizada de forma extrapolada por agencias do governo e indo direto para o problema levantado por diversas entidades de defesa da privacidade: o abuso destas agencias com base em determinações legais.

Agora a Mozilla tem que ir pra cima do FBI com força máxima, afinal se situações como esta ficarem impunes a tendência é que cada vez mais o direito básico a vida privada seja desrespeitado.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.