Farsa do software livre
Recentemente uma notícia está causando comoção entre vários setores de TI, de que o software livre é escrito 75% por profissionais.
O que isso significa?
Nada!
O que ocorre é que setores que não utilizam e/ou repudiam o modelo adotado pelo software livre estão utilizando esse argumento para embasar de que o modelo de sustentação do software livre (de que a própria comunidade irá prover soluções para a evolução do software de forma gratuita).
Daí com esse percentual de 75% de profissionais da área de desenvolvimento de software, contratados e devidamente pagos por empresas que utilizem o Linux ou outro software livre, empenhados em promover melhorias para o própria software livre tem soado estranho.
O fato é que na prática não existe diferença alguma entre um simples usuário fornecendo atualizações para o software livre que utiliza e um profissional contratado por uma empresa que utilize software livre (muitas vezes até para gerar receita).
No final das contas todos que utilizam o software livre estão contribuindo para a sua melhoria constante.
Agora se é você mesmo que produz linhas de código para melhorar ou se paga alguém para fazer isso para você não produz diferença nenhuma.