Falha de segurança no Zoom: MacOS é severamente afetado

Novamente uma grave falha de segurança no Zoom é descoberta e afeta diretamente o MacOS e o sistema de permissões do ambiente.

Falha de segurança no Zoom: MacOS é severamente afetado
Falha de segurança no Zoom: MacOS é severamente afetado

Sempre controverso uma nova falha de segurança no Zoom é descoberta e desta vez afeta diretamente o MacOS.

A falha é tão grave que o instalador do aplicativo burla o sistema de permissões do MacOS e garante acesso total ao sistema pelo agente.

No caso um agente de instalação mal intencionado poderia obter acesso total ao sistema.

Falha de segurança no Zoom: veja com o MacOS é afetado

No processo de instalação o aplicativo solicita que o usuário digite a senha, pois é necessário permissões especiais.

As atualizações automáticas preservam tais permissões e são sempre executadas em segundo plano, o que teoricamente não é um problema.

No processo de atualização o aplicativo verifica se o pacote de atualização passa no processo de assinatura criptográfica.

O grande problema é que este processo de checagem tem um bug, ele simplesmente valida para verdadeiro qualquer arquivo com o mesmo nome do certificado de assinatura do Zoom.

Com esta falha qualquer tipo de malware pode ser executado no MacOS com privilégios elevados.

Ainda existem problemas no Zoom

O pesquisador de segurança responsável pela descoberta da falha seguiu os protocolos de segurança e avisou a empresa sobre a descoberta.

A empresa publicou um patch de correção, porém a correção também possuía um bug.

Após 8 meses o pesquisador então tornou pública a informação sobre a falha, neste meio tempo a Zoom publicou o segundo patch de correção que ainda contém um bug.

O pacote a ser instalado agora é movido para uma pasta do usuário root, o que deveria bastar para evitar trocas por arquivos maliciosos.

No entanto, ele conserva as mesmas permissões de leitura e escrita, o que significa que ainda pode ser alterado por um usuário comum, o que pode ser explorado por um atacante.

O pesquisador revela sua frustração ao divulgar que além de informar a falha de segurança também informou como corrigi-la e mesmo após 8 meses a Zoom não conseguiu resolver por completo a situação.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.