Falha de segurança no firmware de processadores Intel

Cada vez mais as falhas de segurança ultrapassam o sistema operacional, agora uma falha de segurança no firmware de processadores Intel é ainda mais grave.

[ad#texto]

Falha de segurança no firmware de processadores Intel
Falha de segurança no firmware de processadores Intel

Uma tecnologia promissora da Intel lançada em 2010 acabou com o sono de vários administradores de rede, pois uma falha de segurança no firmware de processadores Intel está permitindo acesso remoto.

A falha é tão grave que é difícil de ser detectada e em boa parte dos casos não deixa rastros, como arquivos de log comprovando o acesso.

Para melhorar ainda mais a situação não existe solução definitiva para o problema.

Falha de segurança no firmware de processadores Intel: entendendo a falha

O problema está na tecnologia Active Management Technology (AMT), que permite o acesso do computador a distância.

A tecnologia permite a leitura e edição de arquivos a distância, visualizar o está sendo exibido no monitor e até mesmo remover e instalar aplicativos, de forma direta, passando diretamente pelo hardware de rede.

Ou seja, na maioria dos casos o sistema operacional é suplantado no acesso.

Falha de segurança no firmware de processadores Intel: o problema

O acesso funciona via browser, com acesso por senha definida anteriormente pelo administrador de redes.

Desta forma é possível acessar a interface de configuração via proxy liberando permissões administrativas para todo mundo.

Como é difícil de ser detectado, afinal o acesso passa direto pelo hardware, sem intervenção do sistema operacional estima-se que pelo menos 8.500 computadores estejam expostos atualmente, mas é bem provável que este número seja muito maior.

Falha de segurança no firmware de processadores Intel: os afetados e como evitar

Os firmwares vulneráveis estão nas versões 6.x, 7.x, 8.x, 9.x, 10.x, 11.0, 11.5 e 11.6, nos chips Core da primeira até a sétima geração, resumindo todos estão vulneráveis desde que possuam a tecnologia vPro.

Atualmente não existe uma solução definitiva, mas é aconselhável seguir as instruções da Intel.

Um patch de correção sai até o final desta semana.

Mas será preciso fazer um flash no processador, ou seja, teremos muitos problemas quanto a isso.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.