Falha de segurança detectada em diversos navegadores
[ad#texto]
Um pesquisador de segurança russo testou com sucesso em vários navegadores uma falha que permite que o usuário libere o uso da sua webcam sem que ele perceba.
A falha de segurança é simples, consiste em implantar em um site aparentemente seguro um botão desenvolvido em Flash transparente em algum local onde o usuário provavelmente irá clicar (sobre o botão para assistir um vídeo, por exemplo), este botão tem a ação programada para acionar e liberar a webcam do computador.
A falha de segurança é antiga e existe desde 2011, na ocasião a Adobe divulgou uma nota afirmando que uma falha de segurança semelhante já havia sido resolvida, porém em testes recentes foi verificado que a falha de segurança ainda existe e afeta vários navegadores e versões.
A falha de segurança é particularmente perigosa pois pode dar acesso remoto a webcam e dessa forma o usuário pode ser gravado de qualquer lugar do mundo, o que além de uma violação de privacidade tem o potencial efeito que revelar dados sigilosos pelas imagens.