Fábrica de avaliações
[ad#texto]
Achei que fosse implicância minha, mas parece que mais gente também está percebendo que as avaliações em sites são em boa parte fruto de algum robô ou pessoa contratada especialmente para falar bem do produto (me lembrei agora daquelas pessoas que são pagas para chorar em velórios).
Isso se deve ao fato de que a Internet está aumentando sua relevância na vida das pessoas e da mesma forma que cada vez mais o e-commerce cresce o que é dito sobre empresas e produtos passa a ter cada vez mais peso na hora da decisão de compra e as empresas em geral já notaram isso, além de que o poder de alcance da Internet é muito maior.
Quer uma prova?
Ligue para uma empresa e relate um defeito em algum produto, a respostas (se houver resposta um dia) será lenta e maquiada.
Agora escreva sobre o defeito do mesmo produto no perfil da empresa no Facebook, Twitter ou a rede social que ela utilizar, será um desespero para uma resposta e farão de tudo para que você volte e relate o atendimento “prestativo e pontual” da empresa (já me ofereceram até dinheiro para isso, sério).
Agora voltando as avaliações em sites de e-commerce e Internet em geral, busque pelo seguinte comentário no Google:
“Quando decidi que era este o produto, eu já estava satisfeita com as suas funcionalidades e passei a comparar preço nas lojas. Quando recebi em casa, o produto me encantou ainda mais. É mais compacto do que eu imaginava, seus botões e imagens são realmente intuitivos e o manual é tão completo que é preciso conter a vontade de partir logo para a utilização.”
Verá que o mesmo comentário está idêntico na avaliação de diversos produtos de diversos segmentos. Um milagre, todos pensam igual? Não, é sacanagem mesmo.
Quando for consultar as avaliações de produtos, tome cuidado para não ser ludibriado por comentários fabricados que podem te induzir de forma sorrateira a optar por um ou outro produto.
O negócio está tomando proporções tão épicas que até o Google está investindo em mecanismos que eliminem comentários assim dos resultados de suas buscas e que no caso de reincidência os próprios sites sejam limados da busca.
Fonte: Gizmodo
Descubra mais sobre ViamaisBLOG
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.