Excesso de energia e a inteligência artificial
Todo mundo com o mínimo de noção de hardware, sabe que aumentar a voltagem de circuitos ou processadores causará a queima do mesmo, isso falando de pequenas alterações. Se a voltagem for consideravelmente maior podemos até derreter componentes inteiros (eu já sobrecarreguei um processador Pentium 100 para testar e o mesmo derreteu o meio do processador até abrir um verdadeiro furo, nem preciso falar que a motherboard também foi perdida).
Mas nos filmes a história é completamente outra, existem uma infinidade de filmes que trazem como tema central a evolução tecnológica (quase sempre retratando algum sistema revolucionário de inteligência artificial) e em praticamente todos eles o hardware, seja um avião, computador, robô, etc, é sobrecarregado de energia e o mesmo não queima, ele evolui para um estado de consciência nunca visto, praticamente adquire vida própria.
Realmente, não sei de onde eles tiraram tamanha história, é uma coisa totalmente irreal, talvez um pouco mais de cuidado na definição do roteiro poderíamos ter filmes mais fiéis a realidade e a própria evolução tecnológica.