Esclarecendo a estratégia da Canonical

[ad#texto]

Os recentes anúncios acerca do Ubuntu Mobile e Ubuntu Phone estão gerando grande confusão internet afora, se a intenção da Canonical era gerar hype em torno de sua marca, ela conseguiu.

A primeira dúvida seria possível à própria Canonical gerenciar produção do Ubuntu Phone? Não, como a própria Canonical diz, o seu expertise é software, por isso ela deixará a produção do hardware a quem de direito possa fazê-lo, assim fabricantes como Motorola, Samsung, HTC entre outros poderão produzir o gadget em si que irá executar o sistema operacional Ubuntu.

Pode ficar tranquilo, o Ubuntu Phone não será deste tamanho
Pode ficar tranquilo, o Ubuntu Phone não será deste tamanho

Em termos de data, aqui é o que o balaio de gato aperta, no próximo dia 21 será lançada uma versão de desenvolvimento do Ubuntu Mobile na feira Mobile que acontece na Espanha e em outubro deste ano será lançado o Ubuntu 13.10 que dará vida ao projeto da Canonical de ter um único sistema operacional para desktops, notebooks, smartTV´s, tablets, etc e quem tiver um aparelho igual ou superior (caso o Google lance algum) ao Nexus 4, poderá instalar o Ubuntu Mobile e como a própria Canonical diz: “ter uma experiência limitada do Ubuntu”.

O Ubuntu Phone, que irá reunir hardware e software somente será lançado em 2014 e realmente aqui o temor da Canonical perder o tinning do lançamento se confirma, pois até lá, com praticamente um ano deste a liberação da versão de testes de desenvolvimento será muito fácil para a concorrência analisar, desenvolver em suas respectivas plataformas (iOS, Android, Windows Phone, etc) as novidades e coisas boas do Ubuntu e lançar suas novas versões antes mesmo do lançamento do Ubuntu Phone.

Alguns falam até mesmo que dará tempo para a Apple patentear as novidades do Ubuntu em seu nome para depois processar a Canonical.

Brincadeiras a parte.

Realmente é um tempo muito longo entre o anuncio e o lançamento do produto final, o que representa um perigo real, principalmente em um segmento em ebulição, com concorrentes bem estruturados e com um ciclo de desenvolvimento muito mais maduro que o da Canonical, neste demora até mesmo o Firefox OS da Mozilla poderá se beneficiar.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.