Erro ao instalar o PHP com o Apache

[ad#texto]
Eu me lembro de que antigamente era um parto de cavalo instalar o PHP como módulo no Apache, seja no Linux como no Windows, era preciso fazer o download do instalar (.exe) do Apache e depois instalamos, isso é simples e temos em questão de segundos um servidor Web funcionando.

Se quisemos ter o PHP era preciso fazer o donwload do PHP, descompactar para alguma pasta e depois editar o arquivo httpd.conf que é um arquivo texto que mantém todas as configurações do Apache, era preciso edita-lo manualmente para fazer o Apache subir o PHP como um módulo seu junto com o start do seu próprio serviço. Era uma coisa chata e muito propensa a erros, ainda mais se fosse executada por iniciantes.

Nota: nem vou citar alguns instaladores tudo em um (Apache e PHP juntos), como por exemplo, o Xamp, pois geralmente as configurações padrões tanto do Apache como do PHP são alterados e isso vai atrapalhar você quando for executar qualquer aplicação, pois o seu comportamento será diferente do habitual.

Voltando ao assunto, passados alguns anos o PHP agora também pode ser instalado a partir de um arquivo executável, que, aliás, no final da instalação o próprio instalador já adiciona as linhas necessárias no arquivo httpd.conf. Tudo muito lindo se funcionasse bem.

O instalador do PHP adiciona 3 linhas no final do arquivo httpd.conf (nem vou colocar as linhas aqui pois elas mudam devido a várias condições da instalação), mas posso afirmar que diversas vezes ocorrem erros.

O que fazer então?

Em primeiro lugar apague as 3 linhas que o instalador do PHP adicionou, depois você irá precisar editar o arquivo httpd.conf manualmente e para isso você precisa ser o administrador do sistema.

Agora adicione a seguinte linha no httpd.conf:

LoadModule php5_module "c:/PASTA_INSTALACAO_PHP/php5apache2_2.dll"

Agora no trecho:


DirectoryIndex index.html

Altere para:


DirectoryIndex index.html index.php

E agora é só precisamos dar um stop e depois um start no monitor do Apache que tudo irá funcionar.

Nota 1: algumas pessoas simplesmente acionam o restart no monitor do Apache o que em teoria iria parar e subir o servidor novamente, já com as novas alterações, porém ao realizar esse procedimento o servidor continua com a configuração antiga, isso ocorre devido a uma questão que ocorre com o Apache e com outros servidores também, talvez alguma coisa relacionada ao seu sistema de cache, que o faz mesmo após o restart subir com as configurações antigas embora o seu arquivo de configurações esteja atualizado, por isso é recomendável parar o servidor no stop e após alguns seguintes volta-lo ao ar utilizando o start.

Esse problema no instalador ocorre somente na plataforma Windows (pelo menos eu nunca vi ocorrer no Linux), e se você for usuário de alguma distribuição Linux ela terá os pacotes prontos para instalação e configuração padrão automáticos no seu gestor de repositório (o famoso Synaptic para a galera do Ubuntu).

Nota 2: esse processo automático somente é interessante em ambientes de testes e desenvolvimento, onde o foco não é a configuração perfeita do servidor, para ambientes de produção é recomendável que somente profissionais qualificados e com amplo conhecimento da  área para evitar futuras dores de cabeça, principalmente com a questão de segurança.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.