E lá vamos nós novamente

[ad#texto]

Lembro-me de quando a Canonical anunciou o Unity, o novo conceito de desktop para o Ubuntu, a galera criticou geral (algumas poucas críticas tinham fundamento, mas a maioria era mesmo falta de “costume” para a nova interface), agora com a versão Consumer Preview do Windows 8 a história se repete.

Todos criticam a recém-exibida interface Metro, principalmente nos desktops, afinal para os tablets ainda não se tinha referência. A principal fonte de críticas é o “excesso” de cliques com o botão direito do mouse, destacam até mesmo uma recomendação da Microsoft dada aos desenvolvedores para utilizar pouco este recurso, o fato que essa é uma recomendação feita para Windows 7 e inferiores, o Windows 8 é uma nova ótica, então premissas antigas, por excelência caem por terra.

Outro ponto é a “complicação” para acionar o desligar no Windows 8, será que alguém leu a documentação semi-técnica da Microsoft sobre a semântica de uso do novo Windows? O fato é que o Windows 8 foi projetado para não ser desligado, fechou a tampa do notebook pronto, ele hiberna (consumindo praticamente zero de energia da bateria) e quando você precisar terá o sistema pronto, de imediato, para uso, acostume-se, pois este é um recurso muito bem vindo.

Eu ainda não consegui entender, o pessoal reclama que a Microsoft não muda o arcano visual do Windows e quando ela reformula, renova e melhora, implementando novas tecnologias e conceitos de uso na interface é vaiada de novo.

Meu medo é que a Microsoft ceda às críticas e no final o Windows 8 se instalado para desktops se torne mais do mesmo.

Em relação aos que reclamam da nova interface, temo que o mundo tenha evoluído, pois esse novo conceito é a nova escola de interface que está sendo seguida, veja casos como o Ubuntu (Unity) e Windows 8, acredito que a Apple venha em breve com algo do gênero para o seu OSx.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.