Dicas de segurança parte III: como deixar o seu computador seguro


Você já leu as outras partes dessa série sobre segurança? Então veja a parte II ou a parte I antes de ler esta daqui.

Vamos começar deixando claro dois fatos: a maioria dos desktops e notebooks hoje utiliza o Windows como sistema operacional e o Windows por diversos fatos é um sistema operacional pouco seguro e muito explorado por falhas. Então nem preciso dizer a infinidade de técnicas de ataques, spyware, worms, vírus e muitos outros malwares são desenvolvidos especificamente para infectar e danificar sistemas baseados no Windows.

Para um cenário tão inseguro existem duas regras básicas para montar um bom sistema de segurança: tenha um bom antivírus e o mantenha atualizado e um bom antispyware e também o mantenha atualizado!

Como antivírus tenho duas recomendações, você pode utilizar o Avast ou o Avira, ambos possuem boas versões freeware para uso doméstico e um simples sistema de atualização automática e como antispyware recomento o Spybot por ser proativo (alguns antispyware apenas corrigem o seu sistema após o ataque de algum malware) e ter um eficiente sistema de imunização baseado no browser que atua tanto no Internet Explorer, Firefox e Opera.

Como observação digo para não utilizarem mais de um antivírus no mesmo sistema, isso ao invés de ajudar ou até incrementar o nível de proteção causa falhas e consequentemente o seu sistema fica mais vulnerável e exposto a ataques.

Agora que você já leu tudo isso pode ir para o próximo post do tema.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.