Data de validade para os seus dados


Com o crescente uso da Internet a troca de informações além de causar transtornos na hora do armazenamento também trás um problema: o que fazer que informações sigilosas que ficam as vezes rodam por aí sem rumo? Parece que um grupo de cientistas conseguiu uma boa solução, a autodestruição.

Com a tecnologia baseada em redes P2P, onde as chaves de criptografia ficaram dispersas na rede é possível impor uma “data de validade” para e-mails, informações, etc, etc permitindo que passado esse período certos números tendessem a erodir impedindo o “entendimento” da referida informação.

Ainda é muito cedo, mas os próprios criadores da tecnologia prometem um sistema 100% confiável e de que as chaves de validação da criptografia ao ficarem dispersas na rede estariam seguras contra tentativas de acesso de terceiros.

Em termos de segurança nada é 100% seguro, nada mesmo. Se a tecnologia realmente emplacar e cair no uso popular irá ficar “interessante” para hackers e crackers a quebra de sua metodologia de segurança e fatalmente isso irá acontecer, mais dia, menos dia.

Mas a idéia de impor uma “data de validade” para nossos dados é muito interessante para garantir, ou pelo menos aumentar, o nível de segurança de nossos dados, já que mesmo formatando um HD, por exemplo, é possível voltar a formatação e recuperar os dados. Imaginem também a questão do cloud computing.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.