Dando permissões no Oracle


Em termos de segurança todos sabem que o ideal é que os usuários do Oracle (ou qualquer banco de dados) não tenham muita liberdade senão ou por descuido ou por sacanagem mesmo você que é DBA terá muita dor de cabeça – se já não teve com certeza terá em um futuro muito próximo – então uma boa política de segurança é que os usuários do Oracle não possam fazer nada, nada mesmo e conforme a necessidade individual de cada um o DBA vai liberando aos poucos (e de forma controlada) as permissões de acesso necessárias para cada um. Dessa forma o risco de deixar um usuário no Oracle com liberdade em excesso é baixo.

Se você está começando no mundo Oracle ou simplesmente esqueceu como dar permissões abaixo está um pequeno exemplo de como fazer isso, basta então adaptar a suas necessidades (no exemplo, vamos dar permissão de execução para uma function do Oracle), apesar de existirem muitas boas ferramentas por aí às vezes se faz necessário ou é apenas mais cômodo para o DBA fazer operações em modo texto:

GRANT EXECUTE ON SCHEMA.NOME_FUNCTION TO PUBLIC

CREATE PUBLIC SYNONYM NOME_FUNCTION FOR SCHEMA.NOME_FUNCTION

Viu como é simples utilizar o Oracle? Sem complicações e nenhuma dor de cabeça (a não ser que você libera a função errada para o funcionário errado, mas aí é outra história).

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.