Convertendo arquivos do Windows para Linux

[ad#texto]

É comum que desenvolvedores escrevam arquivos Bash em ambiente Windows e depois enviem estes arquivos para que o mesmo seja executado no servidor, que geralmente é Linux, então eles se deparam com a seguinte mensagem de erro:

/bin/bash^M: bad interpreter: Arquivo ou diretório não encontrado

Isso ocorre porque em um ambiente Windows os caracteres de controle de um arquivo texto para quebra de linha e retorno de carro são diferentes dos utilizados pelo Linux e mesmo que o editor de texto não os exiba é certo que eles estarão lá.

Nova logo do Ubuntu
Nova logo do Ubuntu

A melhor saída então é converter o arquivo para o “padrão Linux”, para isso o mais indicado é utilizar o dos2unix, porém muitos poderão não ter esta ferramenta a disposição, então devemos então recorrer ao SED:

sed -i 's/\r//' seu_arquivo

Problema resolvido!

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.