Convertendo arquivos de áudio e vídeo sem complicação


É comum a necessidade de conversão de arquivos de áudio ou vídeo, seja para transferir para um celular ou outro gadget seja para a simples edição.

Existem hoje vários softwares competentes nesse segmento, porém a maioria deles é pago e alguns bem pagos por sinal.

Das alternativas freeware ou open-source sobram ou softwares deficientes ou softwares por demasia complexo o que dificulta muito o trabalho de conversão.

Procurando por toda a Internet consegui montar um ambiente de conversão de arquivos multimídia bastante interessante, tanto é fato que ele é totalmente funcional (e pessoalmente testado) no Ubuntu 9.x, Windows XP, Windows Vista e Windows 7, ou seja, foi testado na grande maioria das plataformas destinadas ao desktop, o que não significa que não possa funcionar em outras plataformas.

E mais um interessante detalhe: todos os softwares envolvidos são open-source.

Vou então listar os passos, alguns serão necessários tanto para Windows como para Linux e outros somente em uma das plataformas de execução.

  • ffdshow: é um poderoso codec/encode de arquivos multimídia, com suporte aos mais diversos tipos de arquivos de áudio e vídeo (necessário somente no Windows).
    • Windows: para instalar o primeiro passo é efetuar o download do software para versão Windows e depois executar o instalador. Após a instalação ter finalizado será a hora de configurar tanto o codec de áudio como de vídeo, isso é necessário para o ao executar um arquivo MP3, por exemplo, o codec do ffdshow seja utilizado ao invés do codec padrão do Windows.
Configuração de áudio ffdshow
Configuração de áudio ffdshow
Configuração de vídeo ffdshow
Configuração de vídeo ffdshow

É bem simples e as opções são intuitivas, em alguns casos o ffdshow é dispensável, porém eu prefiro utiliza-lo pois é mais leve e flexível do que os codecs que vem embutido no Windows.

  • ffmpeg: é um pacote utilizado para manipulação de arquivos multimídia no Linux, para instalar basta pesquisar nos repositórios da sua distribuição que com certeza ele estará lá e pedir para instalar, no caso o Ubuntu você irá utilizar o Synaptic para fazer isso.
  • Winff: O Winff é um software que na realidade é um front-end para o ffmpeg. A sua função é servir de “tela” para impedir que você precise recorrer a linha de comando para converter seus arquivos multimídia. O primeiro passo é fazer o download e a seguir instalar (é rápido e fácil e não leva mais do que alguns segundos).
Winff
Winff

Para utilizar o Winff não tem segredo, basta ir em “add” para adicionar seus arquivos multimídia e depois em “Output details” configurar o formato (extensão) do arquivo de saída (convertido).

Ainda é possível, caso queira, ainda configurar em “Opções adicionais” a taxa de frame, formato (largura x altura) e aparência.

E para finalizar é só clicar no botão “Converter” para que o processo seja iniciado. Esse processo vai abrir um terminal (cmd no Windows) e será possível acompanhar o andamento da conversão que é bem mais rápida e transparente se comparada a conversão utilizado por outros softwares.

É só isso, tanto no Linux como no Windows esses softwares funcionam de forma estável e rápida e resolve praticamente 100% dos casos de conversão que você irá precisar no dia-a-dia.

Caso tenha mais alguma dúvida ou algo que não saiu como deveria é só perguntar nos comentários que irei responder na medida do possível.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.