Consórcio chinês vai comprar o Opera

Um consórcio chinês vai comprar o Opera, pelo menos parte da empresa, mas o que preocupa é quem está comprando o Opera. Veja os detalhes aqui.

[ad#texto]

Consórcio chinês vai comprar o Opera
Consórcio chinês vai comprar o Opera

Embora não seja a vedete do mundo dos browsers o Opera conseguiu se estabelecer como um browser de nicho, mas agora um consórcio chinês vai comprar o Opera e vai trazer muita preocupação, pois um dos compradores já teve diversos problemas referentes a ética e metodologia mercadológica de seus produtos.

Consórcio chinês vai comprar o Opera: o negócio frustado

Em fevereiro de 2016 as empresas chinesas Beijing Kunlun Tech e Qihoo 360 anunciaram a compra de toda a Opera Software por US$ 1,2 bilhões, porém esta semana a própria Opera Software fez um aviso alertando que a transação não foi aprovada pelos órgãos necessários nos EUA.

Na China parece que não ocorreram problemas com a regulação de mercado.

Ao que tudo indica a preocupação americana era relacionada a questões de privacidade e práticas comerciais.

Provavelmente o entrave foi que a empresa Oihoo 360 fraudou testes com o seu antivírus Oihoo 360 e também por ser a desenvolvedora da solução PSafe, que tem longo histórico de práticas abusivas de disseminação em massa, tenha pesado muito na decisão americana.

Enquanto que a Beijing Kunlun Tech trabalha no ramo de games e parece não levantar suspeitas.

Consórcio chinês vai comprar o Opera: a proposta atual

As empresas chinesas agora acreditam que comprando somente o browser vão obter a aprovação.

Embora a Opera Software alegue que nenhuma agência disse não, apenas não responderam no prazo.

De qualquer forma a questão de uma empresa investigada e totalmente antiética comprando um browser é algo insólito.

Fica um precedente aberto e a preocupação que o browser Opera passe a se comportar como, por exemplo, o browser Baidu, que constantemente se vê no meio de denúncias de instalação silenciosa de software de terceiros ou fraude nos computadores de seus usuários.

Para os usuários do Opera, é bom tomar cuidado.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.