Configurando corretamente o Java no Ubuntu


Hoje instalar a versão do Java (seja o JRE ou o JDK) distribuida pela Sun no Ubuntu é muito simples, basta ir no Synaptic, localizar os pacotes e iniciar o processo de download e instalação, nesse exato momento a versão distribuida pelos repositórios do Ubuntu é o Java 6 update 10.

Porém caso você também tenha outras distribuições da JVM do Java (sim, existem várias) alguns conflitos podem ocorrer, principalmente porque a JVM oficial que é a Sun é preferida pelos desenvolvedores para suas aplicações e caso você utilize outra algumas incompatibilidades podem ocorrer.

Para solucionar esse conflito e direcionar o Ubuntu a utilizar a JVM da Sun como padrão é preciso abrir o terminal e utilizar o seguinte comando:

sudo update-alternatives --config java

A saida desse comando será alguma coisa parecida com isso:

Existem 2 alternativas que fornecem `java'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
          1    /usr/bin/gij-4.2
*+        2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão[*] ou digite o número da seleção

Nesse exemplo aparecem duas JVM,a primeira é a provida pelo GNU e a segunda é provida pela Sun, nesse exemplo a provida pela Sun já é a padrão, caso queira alterar basta digitar o número 1 do nosso exemplo e o Ubuntu irá automaticamente assumir a JVM do GNU como a JVM padrão do sistema.

Caso não queira alterar nada é só pressionar “Enter”.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.