Como utilizar o índice de experiência no Windows 8

O Índice de experiência do usuário desapareceu, veja aqui como utilizar o índice de experiência no Windows 8 e consiga medir o desempenho do seu computador.

[ad#texto]

No Windows Vista e Windows 7 a Microsoft implementou o recurso chamado Índice de Experiência que tinha o objetivo de exibir um índice de avaliação do hardware para o usuário, mas no Windows 8 este recurso foi simplesmente removido, mas demos um jeitinho, veja como utilizar o índice de experiência no Windows 8.

Como utilizar o índice de experiência no Windows 8
Como utilizar o índice de experiência no Windows 8

Assim, principalmente para leigos fica fácil avaliar se um computador será uma boa compra ou se aquela sopa de letras especificando o hardware é alguma cilada o que iria levar ao arrependimento após a compra.

Mas antes que me apedrejem, sei que existem outros aplicativos mais completos e que fazem uma análise muito mais real, porém são mais difíceis de utilizar e na grande maioria dos casos gera um monte de informação difícil de compreender para os usuários mais leigos.

Como utilizar o índice de experiência no Windows 8: fazendo o processo

  1. Feche todos os aplicativos, é melhor até mesmo reiniciar para evitar que algum processo “pendurado” deprecie a performance durante o teste;
  2. Abra o PowerShell como administrador, para isso pesquise por “PowerShell” e depois clique no ícone com o botão direito e depois em “Executar como administrador”;
  3. Digite o seguinte comando: WINSAT FORMAL e aguarde o termino, esta operação vai demorar vários minutos;

Após a execução você verá na tela um monte de valores, pouco amistosos para a maioria dos usuários, não feche o PowerShell, vamos agora para a segunda etapa que consiste em refinar os resultados para que eles se tornem mais entendíveis para as pessoas comuns.

Como utilizar o índice de experiência no Windows 8: refinando os resultados

Ainda no PowerShell copie (ou cole) o comando abaixo:

GET-WMIOBJECT WIN32_WINSAT | FORMAT-TABLE CPUSCORE, D3DSCORE, DISKSCORE, GRAPHICSSCORE, MEMORYSCORE, WINSPRLEVEL –autosize

É grande e por isso é melhor você colar mesmo.

Após a execução deste comando as seguintes colunas (com seus respectivos resultados) serão exibidas:

  • CPUSCORE: pontuação obtida pelo processador do seu computador;
  • D3DSCORE: pontuação obtida de relação aos algorítimos do DirectX, a API da Microsoft largamente utilizada em jogos e outras aplicações gráficas;
  • DISKSCORE: pontuação obtida sobre a performance do seu HD ou SSD;
  • GRAPHICSSCORE: pontuação obtida da sua placa de vídeo;
  • MEMORYSCORE: pontuação obtida pela sua memória RAM;
  • WINSPRLEVEL: pontuação geral do seu computador, que é sempre o menor valor obtido nas outras pontuações.

Embora básico é um serviço muito fácil de ser entendido por todos e serve como baliza no momento de uma compra ou para comparação de diferentes computadores.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.