Como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows
Seu Windows está muito lento para acessar os arquivos? Veja como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows e se livre de uma vez deste problema.

Quem já utilizou outros sistemas operacionais, como Linux ou Mac, por exemplo, sabe como o gerenciamento de arquivos no Windows é deficiente e gera além de erros lentidão sob determinados aspectos, veja aqui como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows e fique livre deste problema.
Antes de mostrar como se resolver este problema vale lembrar que já falamos sobre como o Windows pode deixar lento o acesso ao HD, inclusive demos uma solução para o caso, mas aqui o problema é outro e também existe um problema bem antigo no Windows onde um HD com um número de arquivos disperso muito grande (mesmo que o volume ocupado seja pouco, o problema aqui é somente a quantidade de arquivos) pode não ser totalmente resolvido com esta dica, mas não custa tentar.
Como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows: por que este problema ocorre?
Primeiro, vamos entender porque o problema ocorre: este problema se aprofundou muito com o lançamento do Windows Vista, pois esta versão implementou um recurso que identifica o tipo de arquivo armazenado em uma determinada pasta a fim de otimizar a sua exibição.
Basicamente este recurso tenta identificar o tipo de arquivo pela sua extensão e ajusta a pasta para aquele tipo de exibição, tudo isso é muito legal, mas conforme os arquivos crescem em volume e quantidade isso resulta em lentidão para acessar a pasta.
E mesmo que você já tenha indicado o tipo da pasta o Windows vai insistir em usar a ferramenta Descoberta Automática de Tipo de Pasta para redefinir o tipo da pasta.
Como resolver lentidão ao abrir pastas no Windows: como resolver
O primeiro passa é localizar a pasta (ou as pastas) que estão causando lentidão devido a este recurso do Windows.
Com o botão direito do mouse clique sobre a pasta e depois em Propriedades > aba Personalizado.
Nesta aba vá no item “Otimizar esta pasta para” e selecione o valor “Itens gerais” e mais abaixo selecione a caixa de seleção “Aplicar este modelo também para todas as subpastas”.
Agora é só confirmar no botão OK.
Como pode ver é uma solução bem simples para um problema que até agora a Microsoft ainda não deu solução e que atrapalha muito no uso diário do computador.