Como otimizar o WordPress diminuindo o consumo de recursos

Como otimizar o WordPress diminuindo o consumo de recursos

Veja como otimizar o WordPress reduzindo o seu consumo de recursos no servidor de forma a economizar na hospedagem e melhorar o SEO.

Como melhorar a performance do WordPress: domando o Cron
Como melhorar a performance do WordPress: domando o Cron

Veja como otimizar o WordPress configurando corretamente o seu mecanismo de Cron Jobs.

Esse mecanismo de tarefas agendadas tem uma série de objetivos e o ideal é que não seja simplesmente desabilitado.

Mas é possível controlar melhor sua execução a fim de reduzir seu impacto na performance do site e no consumo de processamento do servidor.

Como otimizar o WordPress diminuindo o consumo de recursos

O mecanismo de tarefas agendadas do WordPress tem diversas finalidades, uma delas é executar a publicação de postagens agendadas.

Por isso é recomendado que ele não seja simplesmente desativado, pois isso limitaria alguns recursos do seu blog que irão lhe fazer falta.

Esse mecanismo não é de fato agendado, ele é executado toda vez que alguém acessa seu blog WordPress, ou seja, toda vez que um visitante acessa um post seu, o mecanismo de agendamento é executado junto.

Isso acaba por gerar um consumo extra de memória e CPU além de reduzir a performance e a velocidade de resposta, fatores essenciais para o SEO.

Como resolver o problema?

Para resolver esse problema é essencial um conhecimento prévio em servidores e do próprio WordPress, porém não é preciso ter conhecimento avançado.

O primeiro passo é desabilitar a execução do Cron Job do WordPress editando o arquivo wp-config.php.

Abra esse arquivo com seu editor favorito (o Notepad mesmo já serve), em seguida procure a seguinte linha:

define('DISABLE_WP_CRON', false);

E altere para true, isso irá desabilitar a execução do Cron a cada acesso, ficando da seguinte maneira:

define('DISABLE_WP_CRON', true);

Agora vem o segredo, acesso o seu servidor e vamos criar um Cron Job direto no seu servidor, ou seja, ao invés do WordPress executar constantemente o agendamento é o seu servidor que irá fazer isso.

Deixe o intervalo de tempo em torno de 1 hora, isso irá garantir o funcionamento adequado do WordPress sem comprometer em demasia o consumo de memória e CPU.

A sintaxe é mais ou menos assim:

0 * * * * curl --silent "https://seu_site/wp-cron.php?" > /dev/null 2>&1

Pronto, agora o seu agendamento será acionado de modo a economizar recursos e possibilitar melhor performance.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.