Como otimizar o Windows: veja como melhor a performance
Vamos mostrar como otimizar o Windows, melhorando a sua performance geral, evitando até mesmo a necessidade de troca de computador.

Muitas vezes problemas de performance nem sempre se resumem a troca do computador, vamos mostrar como otimizar o Windows.
Adicionar mais memória ou ainda trocar o HD por um SSD sem dúvidas irão aumentar a performance geral, mas nem sempre isso é necessário.
Obviamente existem casos onde o hardware precisa de fato ser aposentado e a compra de um computador novo é necessário.
Porém seguindo as dicas abaixo será possível postergar a compra de um novo equipamento e economizar um bom dinheiro.
Como otimizar o Windows: veja as dicas
A seguir vamos mostrar diversas listas simples de serem realizadas e que também não demandam nenhum tipo de investimento.
Em busca de vírus, malware e atualizações
Esse é o primeiro passo e o mais importante, antes de mais nada é preciso realizar uma busca profunda em busca de vírus ou qualquer tipo de malware.
Pois além do risco de roubo de dados ou ainda perda de informações relevantes é possível que uma ameaça também prejudique a performance do seu computador.
Lembrando que escolher um bom antivírus é importante, pois existem diversos produtos que são lentos e depreciam a performance do seu sistema.
Com o computador limpo pesquise em busca de atualizações do Windows, pois existem diversos tipos de otimizações que uma atualização poderá trazer para o seu sistema.
Além da atualização do Windows é uma boa ideia buscar por atualizações de drivers, aliás é fundamental que todos os drivers instalados no Windows sejam periodicamente atualizados.
Isso traz mais estabilidade, evita erros e promove diversas melhorias de performance.
Excesso de aplicativos na inicialização
Esse é um grande problema, diversos aplicativos teimam um instalar diversos processos que se inicializam junto ao boot do sistema.
Além de atrasar o boot ainda irá consumir mais memória e processamento para qualquer ativado realizado no seu computador.
Para verificar os aplicativos na inicialização vá para o Painel de Controle e em seguida Ferramentas Administrativas.
Vá para a aba Inicialização de Programas e veja a lista exibida. Agora é só desabilitar os programas excessivos.
Excesso de aplicativos em segundo plano
Outro fator que deprecia muito a performance de um sistema são os aplicativos em segundo plano.
Para verificar quais programas são inicializados e colocados em segundo plano basta observar no systray do sistema (aquela bandeja que fica ao lado do relógio).
Verificando os diversos ícones é possível determinar quais não são essenciais e podem ser removidos.
Para remover basta pressionar CTRL + ALT + DEL para abrir o gerenciador e vasculhar os processos de inicialização e desmarcar os desnecessários.
Excesso de arquivos
O Windows por si só trabalha bem com grandes volumes de arquivos, porém os antivírus não.
Em um ambiente com um grande número de arquivos, mesmo arquivos pequenos, o que vale é a quantidade de arquivos no disco.
O antivirus vai scanear um a um e isso vai consumir mais processamento e por consequência causa lentidão.
O antivirus que vem acoplado ao Windows é famoso por causar grande lentidão em ambientes com grande quantidade de arquivos.
Outras soluções são menos sucessíveis a esse tipo de problema.
Em todo caso o ideal é que o sistema seja limpo periodicamente para remover arquivos desnecessários.