Como melhorar seu wi-fi em tempos de home office

Em tempos de home office veja dicas de como melhorar seu wi-fi para facilitar sua rotina de trabalho durante o período de quarentena.

Como melhorar seu wi-fi em tempos de home office
Como melhorar seu wi-fi em tempos de home office

Trabalhar em home office é bem mais prático mas é fundamental ter uma boa internet, veja dicas de como melhorar seu wi-fi.

Mesmo que o seu provedor de internet disponibilize uma banda larga potente, seja por fibra ou de outra forma qualquer, se o seu roteador wi-fi for ruim ou estiver mal configurado você fatalmente irá passar raiva com sua internet.

Existem alguns cuidados que podem fazer a diferença na sua conexão wi-fi.

Como melhorar seu wi-fi em tempos de home office: o que fazer

Vamos ensinar passos bem simples para você garantir uma wi-fi de boa qualidade e sem interferências.

São dicas fáceis e que não demandam muito conhecimento técnico.

Evite interferências

O principal ponto é garantir que o seu roteador não sofra com interferências externas.

Verifique se existem microondas ou telefone sem fio próximos a ele, pois estes dois equipamentos causam muita interferência no sinal wi-fi.

Verifique também se existe algum aquário entre você e o seu roteador, afinal coluna d`água tem um grande potencial de diminuir a potencia do sinal.

Caso algum deles estejam perto do seu roteador você terá que mudar o seu roteador de lugar.

Teste a conexão da operadora

Outro ponto muito importante é ter certeza que a sua operadora de fato entrega um sinal de qualidade.

Existem vários sites que fazem a medição do sinal para você, se se atente para que ao executar o teste o seu computador esteja ligado direto ao equipamento da operadora, seja ele um modem ou um conversor de sinal.

Assim teremos certeza que nenhum equipamento está distorcendo o sinal até chegar em você.

Para executar o teste pode acessar https://www.minhaconexao.com.br/.

Monitorar quem está conectado

De maneira simples a sua banda total é dividida entre os vários equipamentos conectados na sua wi-fi.

Assim acesse a área administrativa do seu roteador e vá para o status da rede e veja a listagem de dispositivos conectados.

Ao observar a lista o primeiro passa é identificar se todos os dispositivos conectados são seus, se algum for desconhecido tente bloquea-lo ou mudar a senha do seu wi-fi.

Dos dispositivos listados verifique quais são fundamentais e quais podem ser desligados, pelo menos enquanto você estiver trabalhando, para aliviar o tráfego da rede.

Explore todo o potencial do seu roteador

Roteadores mais novos ou os mais parrudos, e caros também, possuem vários truques para melhorar a sua conexão.

Acesse suas configurações e busque auxílio no manual do seu roteador para extrair o máximo de velocidade que o seu roteador possua.

Habilitar QoS por exemplo, permite um uso mais racional da rede e melhoria de velocidade.

Alterar o canal utilizado também pode trazer uma melhoria significativa.

Utilizar roteadores mesh

Os roteadores que incorporam a tecnologia mesh conseguem propagar um sinal de maior intensidade e a uma distancia maior.

O sistema funcional com pelo menos dois roteadores integrados que suportem esta tecnologia.

Como o preço médio de cada roteador mesh começa em R$ 400,00 é um tanto caro montar uma rede assim, mas o ganho de performance é certo.

Você só precisa avaliar se o investimento valerá a pena para você.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.