Como melhorar a performance no Android: veja várias dicas
Vamos mostrar como melhorar performance no Android principalmente para smartphones de entrada onde precisamos extrair o máximo de desempenho.

Nem sempre conseguimos ter um smartphone de ponta e acabamos por utilizar smartphones mais modestos e por isso vamos mostrar como melhorar a performance no Android.
Lembrando que mesmo aparelhos de ponta podem sofrer de lentidão com o passar dos meses de uso.
Mas em vários casos podemos resolver esses problemas.
Como melhorar a performance no Android: veja como aplicar as dicas
A maioria das dicas que vamos mostrar aqui não dependem de nenhum aplicativo e podem ser executadas por qualquer usuário.
Lembrando que caso tenha dúvidas ou seu smartphone seja diferente é melhor ter cautela.
Liberando espaço
O primeiro passo para obter mais memória é liberar espaço no seu gadget.
O aconselhável é possuir pelo menos 10% do tamanho total livre, pois durante o uso o Android irá utilizar esse espaço para cache e arquivos de sombra.
Sem este espaço ocasionalmente sentimos mais lentidão nas atividades do dia-a-dia além de erros inesperados.
Remover aplicativos pouco utilizados
Um smartphone sem aplicativos nada mais é do que um celular de décadas atrás, porém manter aplicativos pouco utilizados instalados irá consumir espaço de armazenamento, memória RAM e ocasionalmente CPU.
Por isso o ideal é sempre manter o costume de excluir apps que não são mais utilizados.
Limpando cache
Durante o uso o Android irá arquivar diversos arquivos de cache no sistema, isso poderá ocasionar lentidão e erros inesperados.
Por isso é recomendado remover complemente o cache de tempos em tempos, para realizar essa atividade basta ir em Armazenamento > Limpar Cache.
No caso de aparelhos da Xiaomi que possuem o aplicativo Segurança e da Samsung que possuem o aplicativo Assistente do Aparelho é possível automatizar a exclusão do cache de tempos em tempos.
Sempre atualizado
Tanto o Android como os aplicativos, a ordem do dia é manter todos sempre atualizados.
Além de correção de bugs existem também as melhorias de performance dos aplicativos utilizados.
Aplicativos auxiliares
Como dissemos acima, tanto a Xiaomi quanto a Samsung possuem aplicativos próprios para a manutenção automatizada do smartphone.
Coisas como memória RAM, armazenamento e aplicativos em segundo plano podem ser facilmente ajustados utilizando esses aplicativos.
Porém é preciso cautela ao instalar aplicativos desta categoria de terceiros, pois podem causar danos ao sistema do seu smartphone.