Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo

Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo

Roubo ou furto de celular se tornou um crime corriqueiro no Brasil, veja como funciona o APP Celular Seguro liberado pelo Governo Federal.

Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo
Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo

Observando a alta criminalidade do país vamos explicar como funciona o APP Celular Seguro liberado pelo Governo Federal.

A parceria é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) , da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O objetivo é atuar sobre os aparelhos roubados e/ou furtados, dificultando a vida de quem revende esses gadgets sem procedência.

Como funciona o APP Celular Seguro: conheço o novo aplicativo

Esse aplicativo tem o objetivo de facilitar e unificar a comunicação de roubo ou furto de um smartphone.

Com isso as providências legais, como bloqueio, por exemplo, podem ser executadas de forma mais rápida e contundente.

Isso, em teoria, dificultaria para que o meliante formate ou revenda o aparelho recém furtado e uma vez que o crime não gere lucros a esperança do governo federal é que ele deixe de ser praticado.

O aplicativo foi liberado para download nesta terça-feira (19), na Google Play Store e na Apple App Store. Porém, a plataforma ainda não está operando.

Como vai funcionar?

  1. Após instalar o aplicativo, o usuário deve se cadastrar, usando sua conta gov.br
  2. Aceite os termos de uso — essa parte é importante, porque é aqui que estão as instituições (bancos e operadoras) participantes do projeto
  3. Agora é preciso registrar seu aparelho, com dados como marca, modelo, número telefônico, operadora, número de série e número IMEI, etc
  4. É necessário cadastrar pessoas de confiança, que terão acesso aos aparelhos registrados (Caso o smartphone seja roubado, furtado ou perdido, essas pessoas podem criar a ocorrência no lugar da vítima e notificar bancos e operadoras)
  5. Caso ocorra a perda, furto ou roubo, a ocorrência deve ser registrada no próprio app Celular Seguro
  6. Toque em Registrar Ocorrência, neste ponto é possível escolher entre os seus aparelhos ou os de pessoas de confiança
  7. Após selecionar o aparelho que foi perdido ou roubado, toque no botão Alerta e preencha alguns dados: data, tipo de situação, hora, estado e cidade
  8. O sistema gera um número de protocolo, este número será necessário em atendimentos posteriores nos bancos e operadoras

O que acontece?

É importante salientar que o APP Celular Seguro não realiza o bloqueio do aparelho, ele irá apenas agilizar a divulgação da ocorrência para bancos e operadoras.

Com isso o objetivo é que com a informação divulgada mais rapidamente, o bloqueio, propriamente dito seja realizado de forma mais rápida.

Outro ponto positivo é facilitar que uma pessoa de sua confiança possa fazer o registro de perda, roubo ou furto.

Para o ano de 2024 a expectativa é que APPS como iFood, Uber, 99, Mercado Livre e Nubank ingressem no programa.

Desta forma a possibilidade do celular roubado ou perdido ser inútil para o meliante é maior, tornando o crime totalmente inútil.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.