Como evitar vírus no Android: saiba quais cuidados deve tomar

Veja as dicas de como evitar vírus no Android e fique livre de diversos tipos de ameaças virtuais e evite problemas com seus aplicativos.

Vamos falar como evitar vírus no Android e evite diversos tipos de problemas e ameaças virtuais no seu gadget.
Lembrando que muito dos problemas no Android são criados por aplicativos de terceiros que comprometem a segurança e privacidade do aparelho.
A seguir vamos falar de algumas ações e cuidados simples irão garantir que o seu aparelho esteja sempre em segurança.
Como evitar vírus no Android: saiba quais cuidados deve tomar
Embora seja um sistema operacional aberto e livre o usuário precisa tomar vários cuidados para garantir sua própria segurança.
Usar loja de terceiros
No Android é possível instalar e utilizar loja de aplicativos de terceiros (de fora do ambiente do Google), porém essa prática pode trazer problemas.
A princípio não existe garantia que a loja de terceiros imponha os mesmos cuidados com os aplicativos listados.
Tão pouco é garantido que os aplicativos contidos nesses lojas sejam livres de ameaças ocultas que pode comprometer sua segurança.
Instalar aplicativos fora de lojas
No Android é possível instalar um aplicativo qualquer de fora de qualquer loja de aplicativos, basicamente basta fazer o download do APK e instalar.
Porém existe um motivo muito grande para que um aplicativo esteja de fora de uma loja de aplicativos.
É bem provável que os desenvolvedores não tenham obedecido boas práticas ao criar o APP ou ainda, o que é pior, tenham embutido algum tipo de malware.
Desta forma instalando o APP também estará instalando uma ameaça que poderá roubar dados ou ainda burlar outras regras de segurança e privacidade.
Utilizar APPs e jogos crackeados
Isso ocorre principalmente com jogos, mas também existe aplicativos que são cobrados, e com isso vários usuários procuram versões crackedas.
Isso trás um risco muito alto para o usuário, pois ao crackear um jogo ou APP é provável que também seja adicionado um malware qualquer.
Assim, usando o jogo ou APP crackeado como isca, um invasor irá conseguir muitas vítimas desavisadas que irão baixar e instalar o crack.
Nunca atualizar
Muitos usuários tem por preferência não atualizar, seja o próprio Android, bem como os aplicativos instalados.
Isso é um risco, pois as atualizações, além de novas funcionalidades, também trazem diversas correções de bugs e melhorias de segurança.