Como escolher o melhor SSD para seu computador

Como escolher o melhor SSD para seu computador

Nem sempre é simples, veja como escolher o melhor SSD para ser utilizado no seu computador ou notebook e consiga o melhor preço.

Como escolher o melhor SSD para seu computador
Como escolher o melhor SSD para seu computador

Precisar trocar o SSD do seu computador? Veja como escolher o melhor SSD com o melhor preço para não se arrepender depois.

Uma tecnologia já consolidada, o SSD veio para substituir os nossos HD´s e fez essa troca com sucesso, hoje ninguém mais compra um computador com HD.

Lembrando que me refiro a computadores para uso doméstico ou escritório, servidores de arquivos que demandam de volumes gigantescos de armazenamento ainda utilizar HD´s.

Como escolher o melhor SSD para seu computador

Atualmente existem diversos modelos e tipos de SSD, seja seu método de conexão, tamanho ou compatibilidade, cada um deles com suas próprias características.

Alguns detalhes do SSD podem significar performance melhorada ou ainda preço reduzido, ou ainda um equilíbrio de ambos.

A seguir vamos detalhar as principais características que um SSD pode ter e como entender qual delas é melhor para sua necessidade.

Formato do drive

Um SSD pode possuir basicamente 4 tipos de formato diferente e é preciso atenção a este ponto, pois um formato diferente pode impedir a correta instalação em seu computador.

Formato 2,5 polegadas

Este formato lembra muito o formato de um HD tradicional e também utiliza a interface SATA para conexão, assim como um HD.

Tem sua velocidade moderada devido as limitações da interface SATA e também apresenta preço moderado.

É indicado para equipamentos mais antigos e que somente possuem interface SATA para conexão, tendo boa compatibilidade com hardware legado.

Formato M.2

Este formato é extremamente fino e compacto e é conectado diretamente na placa-mãe e é destinado a notebooks ultrafinos e/ou compactos.

Embora conecte direto, sua interface pode ser SATA ou NVMe, sendo que, se o computador oferecer suporte a interface NVMe é significativamente mais rápida.

Formato mSATA

Este formato utiliza a interface SATA porém é bem mais compacto e foi originalmente pensado para hardware embarcado, que tem a necessidade de ser compacto.

Porém utilizando a interface legado SATA para fins de compatibilidade.
Este formato está sendo gradualmente substituído pelo formato M.2, que apresenta maior versatilidade e velocidade.

Formato U.2

Este é um formato pouco conhecido do público em geral, pois é destinado a servidores e geralmente não é suportado por computadores.

Ele apresenta tamanho maior, utiliza a interface NVMe via PCIe e possui grande capacidade de armazenamento.

Ele reúne alta velocidade, grande capacidade de armazenamento e maior durabilidade e consequentemente um preço bem maior que os demais formatos.

Interface

Basicamente a interface determina como o SSD irá se conectar com a placa-mãe e com isso tem grande influencia na velocidade de escrita e leitura do SSD.

Atualmente temos somente duas interfaces amplamente utilizadas para um SSD, que estã explicadas abaixo.

SATA

Essa é uma interface considerada legado, pois existe desde bem antes do SSD, quando tínhamos apenas HD´s.

Naquela época o gargalo limitante na leitura e gravação de dados era o próprio HD, porém com o advento do SSD, a interface SATA passou a ser o gargalo, limitando muito a velocidade deste.

Porém um SSD utilizando SATA ainda é muito mais rápido do que um HD utilizando SATA.

E ainda vemos vários modelos de SSD operando com a interface SATA devido a grande compatibilidade com equipamentos legado ou de baixo custo.

Interface NVMe

A interface NVMe (Non-Volatile Memory Express)  foi desenvolvida após a popularização do SSD, ou seja, foi projeta exclusivamente para atender as demandas de performance do SSD.

Ela utiliza a porta de conexão PCIe e com isso sua velocidade também depende da versão do PCIe, 3.0, 4.0 ou 5.0, disponível no computador.

Além de atingir velocidades maiores, esta interface apresenta latência bem menor, isso significa que a disponibilidade da comunicação é muito mais rápida, dando a sensação de ser instantânea.

Por ser mais nova e mais performática também apresenta preço mais elevado se comparada a interface SATA.

Qual SSD comprar?

O primeiro passo é verificar na sua placa-mãe o tipo de suporte que ela oferece em termos de interface e depois observar o tamanho físico e slot de conexão.

Isso irá determinar o formato e tipo de SSD que poderá comprar e utilizar no seu equipamento.

Se o seu computador oferecer suporte ao formato M.2 com interface NVMe e você tiver disponibilidade de investir um pouco mais siga por este caminho, a performance será superior.

Porém, se o seu computador limitar ou o dinheiro estiver curto siga pelo padrão SATA, mesmo com ele será possível notar uma velocidade muito maior se comparado a um HD.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.