Como descobrir um vírus no celular: veja se você está em risco

Saber como descobrir um vírus no celular é primordial para que problemas de segurança e privacidade sejam evitados e não lhe prejudiquem.

Vamos mostrar como descobrir um vírus no celular e evitar que seus dados sejam roubados ou que transações financeiras sejam realizadas sem seu consentimento.
Mesmo sendo projetados para ficarem ocultos no sistema, um vírus ou malware acaba por deixar vestígios e sinais da sua presença.
Saber observar esses sinais se torna fundamental para identificar possíveis infecções e saber como proceder.
Como descobrir um vírus no celular: veja se você está em risco
Existem diversas formas de um vírus ou malware infectar um celular, mas atualmente duas formas são as mais comuns.
A primeira é a instalação de um APP fora da loja oficial que esteja adulterado e com um malware embutido em seu código-fonte.
Esta opção afeta principalmente proprietários de smartphones Android.
A segunda é executar links oriundos de mensagens de SMS, WhatsApp ou mesmo encontrados me mecanismos de busca, todos remetendo a sites de origem duvidosa.
Via de regra um smartphone, seja ele Android ou iOS, irá apresentar uma série de sinais que podem denunciar uma infecção, a seguir vamos falar sobre os principais sinais.
Enviando SMS aleatórios
Um sinal claro de uma infecção e que geralmente passa despercebido é quando seu celular começa a enviar SMS para números desconhecidos ou a números conhecidos, mas sem seu consentimento.
Para identificar essas mensagens basta acessar o seu APP responsável pela gestão de SMS e verificar a listagem de mensagens enviadas.
No mais, o receptor da mensagem também pode entrar em contato com você avisando sobre o envio das mensagens estranhas.
Processamento alto
O poder de processamento de um smartphone atual, principalmente se for topo de linha, pode ser comparado ao de um computador.
Porém se o seu celular repentinamente passar a esquentar mais que o normal e a bateria acabar rapidamente é sinal que algo está mantendo ele ativo mais do que deveria.
Isso é sentido mais facilmente se um malware minerador de criptomonedas estiver instalado.
Um efeito colateral do excesso de processamento utilizado pelo malware é uma lentidão acima do normal para executar tarefas simples, afinal o malware estará consumindo de forma ininterrupta todo o poder de processamento do seu gadget.
Aplicativos desconhecidos
Mais um sinal claro de uma infecção que geralmente passa despercebido pelo proprietário do smartphone.
Vá nas configurações do seu smartphone e liste todos os APPs instalados, se notar algum que for desconhecido é sinal de uma infecção.
Lembrando que é possível ocultar a exibição deste aplicativo junto aos demais, na gaveta de aplicativos.
Por isso a necessidade de procurar na listagem de APPs nas configurações do seu smartphone.
Franquia de dados sendo consumida
Se você não aumentou ou mudou seus hábitos de uso e navegação no smartphone e notou um consumo acima do normal do plano de dados é provável que um vírus esteja utilizando sua franquia de dados.
Esse é um sinal mais sutil e é preciso que você acesse sua conta de celular e verifique todo o volume de conexão, mesmo que não exista cobranças adicionais.
Como remover um vírus do smartphone?
Existem algumas ações que irão ajudar a limpar o seu dispositivo, a primeira delas é apagar aplicativos desconhecidos.
Depois procure um antivirus de uma empresa idônea, instale e faça uma varredura completa em busca de ameaças.
Após a busca e limpeza ter sido realizada remova o APP antivirus, pois ele irá consumir muita bateria se permanecer instalado no seu smartphone.
Por fim, se algo estranho persistir será necessário efetuar um reset de fábrica e ao voltar o backup e conta prestar atenção se nada anormal será restaurado.