Como aumentar a produtividade no trabalho


Por volta dos anos 1910, Elton Mayo, fez vários experimentos com o intuito de humanizar as teorias de Administração de Empresas e como conseqüência utilizar seus experimentos para elevar o grau de produtividade dos operários.

Um século mais tarde, alguns cientistas australianos fizeram experimentos semelhantes só que focados no uso da Internet por lazer no ambiente de trabalho e chegaram a conclusão que os funcionários que utilizam cerca de 20% do seu tempo total no ambiente de trabalho com a Internet com fins de lazer são na média 9% mais produtivas que os funcionários que não utilizam.

Isso ocorre pois o cérebro humano se cansa da concentração contínua e em face disto perde eficiência no processo de trabalho ao longo do dia e com o breve período de descanso ele volta a ativa com eficiência máxima potencializando o desempenho no trabalho elevando assim a produtividade.

Contudo no estudo ficou bem claro que a utilização da Internet por lazer é em breves períodos e com moderação, não adianta ficar vagando o dia todo e trabalhar somente 20% do seu tempo total de trabalho. Assim a sua produtividade será muito baixa e o risco de ser despedido será alto.

Daí tiramos algumas conclusões:

  • Brincar com moderação no trabalho é melhor para você e para a sua empresa;
  • Brincar em demasia vai causar a sua demissão;
  • Reviver idéias do passado sob um ótica moderna pode revelar segredos e lucros escondidos em sua empresa;
  • Gastar milhões e não admitir nem 1 segundo na Internet aos seus funcionários com métodos de bloqueio e/ou controle pode ser um tiro no pé.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.