Bloqueio de IPTV pirata: Anatel declara guerra a pirataria

Na guerra da Anatel contra a pirataria será imposto bloqueio de IPTV pirata diretamente nos servidores para bloquear o uso dos aparelhos.

Bloqueio de IPTV pirata: Anatel declara guerra a pirataria
Bloqueio de IPTV pirata: Anatel declara guerra a pirataria

Uma nova parte da guerra da Anatel contra a pirataria será escrito, agora o bloqueio de IPTV pirata será executado diretamente pela Anatel.

O bloqueio será imposto somente contra os aparelhos que prometem piratear o sinal de TV por assinatura.

Lembrando que existem diversos aparelhos de IPTV homologados e que continuarão funcionando normalmente e sem nenhum tipo de bloqueio ou sanção.

Bloqueio de IPTV pirata: Anatel declara guerra a pirataria

Em uma atuação em conjunto com outros órgãos a Anatel já vem apreendendo IPTV’s sem homologação, onde mais de 1,4 milhões de gadgets já foram apreendidos.

Porém nos últimos meses o número de apreensões tem diminuído.

Visando dar mais dinâmica ao combate a pirataria e para atingir um número mais amplo de consumidores de produtos piratas a Anatel vai atuar contra os servidores de sinal.

O bloqueio de IP’s

Basicamente um gadget de IPTV pirata precisa se conectar a um servidor para conseguir decodificar o sinal de uma TV por assinatura.

O trabalho da Anatel agora se concentra em identificar e bloquear o IP desses servidores e com isso inutilizar um grande número de gadgets de uma só vez.

De acordo com o próprio presidente da Anatel:

“Quando o consumidor perceber que aquela caixinha que ele pagou R$ 400 não abre mais o sinal de nada, ele vai parar de comprar [as TV Box piratas].
Nossa expectativa é que, inviabilizando o uso, o próprio consumidor perceba que é uma ‘furada’ comprar o equipamento.”

A lógica da Anatel é simples e funcional, se toda uma gama de aparelhos deixa de funcionar a sua fama no mercado se deteriora até o ponto de mais ninguém querer compra-lo.

Risco a privacidade dos usuários

Segundo a Anatel um TVBox pirata é um risco para a segurança do próprio usuário, pois foi localizado um malware nesse tipo de aparelho.

Com isso, um equipamento poderia interceptar dados de dispositivos conectados à mesma rede e realizar ataques DDoS.

Como será realizado o bloqueio?

Uma equipe técnica da agência ficará responsável pelo processo, que envolve a parte de denúncia ou levantamento, validações, análises e determinações aos provedores.

Todo o cuidado será disposto de modo que um IP idôneo não seja bloqueado por engano.

Tem certeza do que bloquear a Anatel irá solicitar o impedimento diretamente aos backbones de internet.

Lembro que a Anatel está ciente que os servidores podem ter os IP’s alterados e para isso sabe que tem que ficar continuamente monitorando e renovando a lista de IP’s bloqueados.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.