Bitcoins: roubos e falhas de segurança

[ad#texto]

Os Bitcoins são a última moda entre os entusiastas de tecnologia, principalmente aqueles mais antenados nos eventos de internet, afinal a moeda virtual estava em constante evolução e a sua cotação subia dia após dia e mantinha um nível de ganho muito acima de outros investimentos tradicionais do mercado financeiro.

Bitcoins
Bitcoins

Os Bitcoins além de muito rentáveis pareciam ser muito seguros, afinal o mecanismo de criptografia e identificação era acertado e bem projeto, praticamente a prova de falhas de segurança, pelo menos até agora.

As falhas de segurança começaram então a aparecer, a primeira casa de cambio a sofrer com ataques foi a MtGox, onde aparentemente invasores conseguiram violar a segurança dos Bitcoins e aparentemente os invasores conseguiram transferir entre contas diversos Bitcoins causando um rombo de aproximadamente US$ 830 mil dólares.

Como não tinha como se manter a MtGox optou por fechar as portas e os usuários que tiveram seus Bitcoins roubados ficaram sem solução para o caso.

Em seguida foi a vez da casa de cambio Flexcoin que em falha de segurança semelhante (pelo menos ao que tudo indica) que teve aproximadamente US$ 600 mil dólares roubados e também encerrou as operações.

No caso da Flexcoin as contas afetadas foram as que estavam na hot wallet (que é acessível via internet) e o mais curioso é que o Flexcoin fez um post no Twitter falando dos seus serviços de armazenamento frio (sem acesso a internet) mediante uma taxa de 0,5%.

Mas os problemas não param por aí, a casa de cambio Poloniex teve 12,3% de seus fundos roubados, mas se comprometeu a restaurar as perdas dos clientes afetados.

O pior é que por não ser filiado a nenhuma entidade financeira central fica impossível rastrear e recuperar os Bitcoins roubados ou ainda desfazer as operações realizadas.

Realmente fica aí um grande desafio para a equipe que matem o Bitcoin, descobrir uma forma de impedir estes tipos de roubos.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.