Autenticação de dois passos quebrada

Desenvolveram a autenticação de dois passos e quebraram mais este recurso de segurança, veja os detalhes de como é possível burlar a autenticação de dois passos.

[ad#texto]

Já falamos aqui sobre a autenticação de dois passos, que prometia ser uma luz no fim do túnel da falta de segurança computacional, porém alguém apareceu e cortou esta luz e o pior, cortaram a luz definitivamente e de maneira relativamente fácil. Até agora o que se sabe é que um (ou um grupo) de hackers conseguiram burlar a segurança da autenticação de dois passos e acessaram a conta do Instagram (e possivelmente do Gmail) de um desenvolvedor dos EUA.

Autenticação de dois passos quebrada
Autenticação de dois passos quebrada

O processo é um pouco trabalhoso, mas é tecnicamente pouco complexo, tudo começa nas operadoras de telefonia, pois a autenticação de dois passos tem como segundo passo de autenticação o envio de um código de SMS, de posso de dados simples do usuário, como por exemplo, nome completo e CPF o hacker consegue redirecionar os SMS recebidos da linha da vítima para outra linha de propriedade do próprio hacker.

Feito isso, a senha do Gmail foi redefinida e novos códigos de autenticação foram enviados por SMS e foi interceptado pelo hacker, com a conta do Gmail em mãos redefinir e comprometer a conta do Instagram foi fácil.

Embora a autenticação de dois passos ser o método mais seguro de autenticar uma conta de um serviço Web é fato que o fator humano é um peso que ainda compromete muito a segurança como um todo, digo isso, pois o início da falha de segurança se baseia no pressuposto que com uma simples engenharia social o hacker conseguir redirecionar a linha de celular da vítima e com isso disparou todo o processo de invasão até alcançar a conta do Instagram.

De fato o elo mais fraco da corrente da segurança computacional continua sendo usuários, onde em diversos casos tem o treinamento adequado negligenciado em prol da redução de custos e com isso casos como este ocorrem com certa frequência e que no fim sempre resultam em custos altos para as empresas que sofrem os ataques e quebras de segurança.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.