Atitudes que prejudicam seu ar-condicionado e que deve evitar

Conheça as atitudes que prejudicam seu ar-condicionado e que você deve evitar para prolongar a via útil do seu aparelho.

Veja as principais atitudes que prejudicam seu ar-condicionado e que devem ser evitadas sempre que possível.
A forma como você utiliza seu aparelho pode prolongar a sua vida útil ou reduzi-la drasticamente, deixando você na mão quando mais precisar.
Lembrando que é normal o aparelho se desgastar com o tempo e apresentar problemas, porém isso pode ser atrasado se o aparelho for bem cuidado.
Atitudes que prejudicam seu ar-condicionado e que deve evitar
Sempre leia o manual e recomendações do fabricante do seu ar-condicionado, pois alguns cuidados podem mudar entre diferentes fabricantes e modelos.
Porém vamos falar de cuidados básicos e que irão servir para a grande maioria dos aparelhos de ar-condicionado.
Temperatura extrema
Evite deixar seu aparelho funcionando no limite da sua temperatura, seja a mais fria ou a mais quente, isso sobrecarrega o compressor.
E este sobrecarga irá acarretar em desgaste prematuro, além de aumentar muito o consumo de energia elétrica.
Ao ligar o seu aparelho é ideal deixa-lo em uma temperatura padrão, algo entre 22ºC e 25ºC e deixar que gradualmente o aparelho condicione a temperatura do ambiente.
Ligar seu aparelho em uma temperatura extrema não irá condicionar o ambiente imediatamente e irá gastar muito mais energia, além do desgaste.
Falta de limpeza
Pode parecer bobagem, mas com a falta de limpeza a circulação de ar fica prejudicada e o desgaste também aumenta.
Em casos mais extremos o compressor aquece mais do que o indicado e pode ficar comprometido.
Para efetuar a limpeza corretamente leia o manual e siga as recomendações do fabricante do seu aparelho.
Portas e janelas abertas
Um aparelho de ar-condicionado é projetado para trabalhar em um ambiente fechado e deixar esse ambiente aberto irá sobrecarrega-lo.
Em stress de funcionamento o aparelho irá esquentar além do limite, irá gastar mais energia e não irá manter o ambiente na temperatura ideal.
Sempre tenha o cuidado de verificar se o cômodo onde o ar-condicionado estiver em funcionamento esteja devidamente fechado.
Instalação inadequada
Fios, cabos e disjuntores fora da especificação podem trazer sérios danos ao seu aparelho de ar-condicionado.
Na maioria dos casos o disjuntor irá desarmar e a energia elétrica do aparelho será subitamente cortada e esses cortes abruptos podem danificar o seu aparelho.
Em casos mais extremos um curto-circuito pode ocorrer danificando seriamente seu aparelho, que deverá ser enviado para manutenção.
Em todos os casos acima o custo de reparo será alto.
Vazamentos e sons anormais
É normal seu aparelho de ar-condicionado pingar um pouco de água em alguns momentos, pois pode ser condensação, porém água pingando constantemente e em maior quantidade indica algum problema.
Soms estranhos, que seu aparelho não fazia anteriormente também é indicativo de problemas.
Assim, como um carro, deixar seu aparelho funcionando com algum problema pode piorar o dano e o conserto tende a ser bem mais caro.
Bloquear as saídas de ar
Bloquear as saídas de ar do seu aparelho irá sobrecarregar o seu funcionamento causando aquecimento excessivo.
Além de não manter o ambiente na temperatura desejada isso poderá causar danos graves ao seu aparelho.
Além do bloqueio total, alterar o padrão da saída de ar também é prejudicial, pois o seu aparelho é projeto para operar com a saída de ar original de fábrica.