Arquivo texto ou arquivo XML?

[ad#texto]
No fundo ambas contém texto para os olhos humanos, porém computadores não têm olhos humanos e a escolha correta para a sua necessidade poderá influenciar drasticamente o sucesso do seu projeto de software.

Em primeiro lugar, vocês leram meu post sobre heterogeneidade? Não? Ele irá ajudar a entender este aqui.

É comum que aplicações diferentes e em muitos casos em diferentes plataformas precisem se comunicar e estabelecer a forma correta é vital para a sua continuidade, assim sendo a troca de arquivos é o caminha mais simples e talvez o mais utilizado.

Mas como serão os arquivos?

Vamos nos ater a dois tipos, arquivo texto comum e o XML.

O XML por obedecer à norma de implementação do W3C facilita a vida de ambos os lados, pois basta definir a estrutura de tag´s que o próprio parser de cada um dos sistemas se encarregará de criar/ler o XML sem maiores problemas.

Outros dois pontos fortes do XML é a possibilidade de ao utilizar DOM você consegue atravessar toda a sua estrutura em busca de dados, sem a necessidade de ficar iterando linha a linha o que lhe garante robustez e performance na aplicação. O segundo ponto é que caso o conteúdo (CDATA) de uma tag for alterada a sua aplicação vai funcionar e entender o novo conteúdo de forma transparente, pois o parser procura o conteúdo com base na tag e não em posição do cursor ou coisa semelhante.

E para não deixar o XML como uma entidade de perfeição, ele tem por excelência a necessidade de ser maior que um simples arquivo texto, o que em grande volume pode complicar a sua utilização.

Já o arquivo texto tem a vantagem de ser menor (relativamente ao XML) e a sua flexibilidade é muito maior, pois a sua leitura ao ser executada linha a linha permite a captura de caracteres pela posição do cursor ou por delimitadores como a vírgula, tabulação e aspas (estas são as mais utilizadas, mas você pode definir a sua própria quebra no arquivo texto).

Porém o seu maior trunfo que é a flexibilidade é também o seu maior defeito, pois isto demanda uma análise maior e uma interação entre as duas pontas no desenvolvimento do padrão do arquivos texto e também em muitos casos uma simples alteração de conteúdo pode ocasionar a quebra de leitura e gerar transtornos enormes.

Então qual deles utilizar?

A sua análise é que manda, porém eu costumo utilizar o XML para troca maciça de informações entre aplicações e deixo o arquivo texto mais para configurações de software e pequenos detalhes onde eu posso definir a sua estrutura de acordo com a minha necessidade pontual.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.