ARM por um fio: novo padrão brasileiro quer desbancar gigante

ARM por um fio: novo padrão brasileiro quer desbancar gigante

Com nova tecnologia desenvolvida por junção de empresas do Brasil e Espanha deixa ARM por um fio em um futuro próximo atraindo investimentos.

ARM por um fio: novo padrão brasileiro quer desbancar gigante
ARM por um fio: novo padrão brasileiro quer desbancar gigante

Estaria a ARM por um fio com o consórcio composto por uma empresa brasileira e outra espanhola para desenvolver a especificação de um novo processador RISC?

Atualmente smartphones, notebooks e vestíveis são dependentes da ARM e de suas patentes para a produção de SoCs no padrão RISC.

O trabalho conjunto do Instituto Eldorado (Brasil) e do Barcelona Supercomputing Center (Espanha) visam desenvolver o padrão RISC-V.

ARM por um fio: novo padrão brasileiro quer desbancar gigante

Embora a aplicação mais conhecida da arquitetura RISC seja smartphones, notebooks e vestíveis ela também é empregada na área de IA e computação de alto desempenho.

Por exemplo, o consórcio citado tem o objetivo de desenvolver uma unidade de aceleração para multiplicação de matrizes integrada a um processador RISC-V.

Em resumo, esse projeto terá destaque na área de inteligência artificial, já que ela se beneficia fortemente da criação de matrizes.

O acordo firmado entre o Eldorado e o BSC conta com apoio de pesquisadores da Unicamp e está em acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A iniciativa faz parte do Programa Prioritário de Interesse Nacional PPI-Softex, tendo forte interesse devido a área de desenvolvimento tecnológico.

Além disso o Brasil se tornou, em fevereiro, membro premier da aliança RISC-V International, outras empresas que fazem parte são a IBM, Qualcomm, Google, Intel, AMD, Samsung, Nvidia, Meta, Microsoft.

O fim da ARM

Atualmente todo SoC utilizado em qualquer tipo de dispositivo depende do pagamento de licença para a ARM, por utilizar sua arquitetura patenteada.

A RISC-V não é uma arquitetura proprietária, ela é de código aberto, ou seja, sem a necessidade de pagamento de licenças.

Iniciada em 2010, como a ARM, ela é versátil, podendo ser utilizada de microcontroladores até supercomputadores.

Com a vantagem de ser de código aberto e sem a necessidade de royalties e licenças.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.