Apps de carona podem gerar multa

Apps de carona vieram para ficar e vão facilitar muito a vida de quem depende de carona para voltar para a casa, mas tudo isso pode render uma bela multa.

[ad#texto]

O processo de criação e manutenção das leis de um país é algo complexo e difícil, mas as vezes encontramos leis que parecem ter como objetivo único a facilitação de monopólio de um grupo reduzido de empresas que controlam algum determinado segmento da economia, um exemplo caro é toda a confusão gerado com os apps de carona que surgem a todo momento.

Alguns exemplos de apps de carona que estão fazendo sucesso são o Ride Joy, o Sidecar e o Caronetas, mas como tudo isso funciona?

Apps de carona vai facilitar a vida de muita gente
Apps de carona vai facilitar a vida de muita gente

Vocês se lembram que até a pouco tempo atrás nós víamos estudantes com uma grande placa de papelão indicando para qual cidade iam em busca de carona? Então, o tempo evoluiu e os apps de carona surgiram para facilitar principalmente a vida dos estudantes que com pouco dinheiro buscam motoristas dispostos a ceder carona e rachar os custos da viagem (o que seria bom para os dois lados).

O problema todo é que artigo 21 da Constituição Federal regulamenta que somente o Estado pode autorizar transportes de passageiros mesmo que o motorista em questão não aufira lucro com o processo ele pode ser multado por transporte ilegal de passageiros com valores que se iniciam em R$ 5.000,00.

Um verdadeiro absurdo já que o próprio estado faz publicidade em prol de caronas nas grandes cidades para reduzir o fluxo de veículos no caótico transito, isso sem falar do apelo ambiental já que diminuindo o volume de carros também diminuímos o volume de poluição.

Um detalhe que podemos ver aqui é que os motoristas que cedem carona não pagam tributos como taxistas e empresas de transporte e de certa forma podemos até dizer que caso a moda dos apps de carona se expanda pode até mesmo diminuir o fluxo de clientes destas empresas de transportes que por formarem um segmento base da economia tem o hábito de realizar lobby junto a classe política.

É claro que caronas existiram e sempre vão existir, a diferença agora é que os apps de carona facilitam muito a localização do cedente com o caroneiro, sem dúvida uma aplicação dúbia da lei que precisa ser revista urgentemente e se adaptar à nova realidade da tecnologia.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.