Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada

Recentemente a Apple surpreendeu e impôs mais uma forma de controle, agora a Apple bloqueia iPhone consertado fora da autorizada para a alegria de todos os usuários, veja todos os detalhes aqui.

Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada
Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada

É comum qualquer fabricante forçar que seus produtos sejam reparados em assistências técnicas autorizadas, mesmo que geralmente estas assistências apresentem um péssimo serviço, sob a alegação que se um serviço for realizado em outro centro de reparos danos irreversíveis poderão ocorrer no seu equipamento, mas a Apple levou esta recomendação a máxima potência, chegando a bloquear totalmente o iPhone, assim a Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada e vai irritar usuários e até mesmo o PROCON.

Estando certo ou errado, esta é mais um recurso que a Apple lança mão para blindar ainda mais seus produtos e controlar ao limite o que os usuários podem fazer com seus gadgets da marca.

Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada: entenda o caso

Toda esta situação ocorre pois o iOS reconhece quando o módulo de Touch ID não esperado ou especificado falha na verificação e com isso o erro 53 é exibido para o usuário.

De acordo com comunicado da própria Apple:

“Quando o iOS encontra um módulo de Touch ID (o sistema de reconhecimento de impressões digitais do iPhone) não identificado ou inesperado, a verificação falha”

E ainda é completado:

“Por exemplo, uma mudança de tela não autorizada ou defeituosa pode causar um erro na verificação”. Neste caso, segundo a empresa, deve-se contatar o suporte da Apple para “informações sobre preços para consertos fora da garantia”.

Ou seja, de acordo com o comunicado existe um “preço” para consertos fora de uma assistência técnica autorizada, mas não especifica o motivo desta cobrança nem o benefício obtido caso o usuário solicite.

A cereja do bolo fica por conta que o iOS 9 não se importa com a data que o reparo não autorizado ocorreu, mesmo que ele tenha ocorrido meses atrás, o iPhone será de pronto bloqueado (imagine quem comprou seu gadget usado e ao atualizar receberá a mensagem de bloqueio).

Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada: o grande problema

O grande problema deste bloqueio é que dados sem que não possuam cópias de segurança vão ficar inacessíveis para os usuários e nem mesmo a assistência técnica autorizada sabe como resolver.

E a previsão é que vários usuários já estão sofrendo com este problema e que muitos outros poderão sofrer conforme a atualização para o iOS 9 avança.

Se o bloqueio do iPhone somente pelo reparo fora de uma assistência já é por si polêmico image inutilizar o acesso de um usuário aos seus próprios dados neste aparelho e que mesmo levando o aparelho em uma autorizada ele não irá obter acesso aos seus dados.

Apple bloqueia iPhone consertado fora de autorizada: a posição da Apple

A Apple justifica que o bloqueio 53 ocorre puramente por questões de segurança, para evitar que um possível uso fraudulento do Touch ID afete o iPhone, porém na prática esta medida está afetando duramente os usuários que recorrem a reparos alternativos basicamente por 3 motivos:

    • Os altos preços das assistências técnicas autorizadas;
    • A falta de qualidade do serviços prestados pelas autorizadas;
  • Falta de autorizadas nas cidades de muitos usuários de produtos Apple.

E somando a isso o fato de que a Apple lançou a atualização com esta feature sem nenhum tipo de aviso aos usuários, o que pegou muita gente de surpresa.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.