Aplicativos maliciosos no Android: disparam em downloads

O número de aplicativos maliciosos no Android disparam e a quantidade de downloads superam os 20 milhões e os riscos para o usuário aumentam.

Aplicativos maliciosos no Android: disparam em  downloads
Aplicativos maliciosos no Android: disparam em downloads

O número de aplicativos maliciosos no Android disparam e assustam os usuários de acordo com a McAfee.

A categoria destes apps são do tipo clicker, onde simulam cliques em anúncios para gerar renda para seus criadores.

A princípio podem parecer inofensivos, mas trazem sim danos e prejuízos para o usuário e seu smartphone.

Aplicativos maliciosos no Android: veja os riscos para seu smartphone

Os aplicativos do tipo clickers são aqueles que simulam cliques em anúncios contidos nos próprios anúncios sem que o usuário perceba.

Se a princípio parece que somente tem a finalidade de gerar renda passiva para o seu criador pode trazer problemas para o usuário.

Em primeiro que este tipo de aplicativo tende a consumir mais bateria e deixar o processamento sempre ativo em segundo plano, deixando de quebra o smartphone mais lento.

Um destaque é o app DxClean que prometia fazer uma limpeza e melhorar a performance e fazia exatamente o contrário.

Deixando um processamento ativo simulando cliques em anúncios deixando o smartphone mais lento e consumindo mais bateria.

Somente este aplicativo teve mais de 5 milhões de downloads, neste ponto podemos ver a gravidade da situação.

O que fazer?

Assim que este tipo de aplicativos são detectados eles são removidos do Google Play e a renda gerada por anúncios bloqueada.

Para o usuário que já instalou a opção é remover imediatamente estes aplicativos do seu smartphone.

Para quem não se lembra citamos em um post anterior o risco de instalar apps de terceiros que prometem limpeza e maior performance.

Aplicativos maliciosos tem uma predileção por se disfarçarem neste tipo de app, pois tem alta procura pelos usuários e normalmente recebe permissão dos usuários para acesso irrestrito aos recursos do smartphone.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.