Anúncios falsos no Instagram: veja como funcionava o esquema

Um esquema de anúncios falsos no Instagram finalmente foi resolvido pela Meta, mas veja os detalhes desta falha e veja se foi uma vítima.

Uma rede de anúncios falsos no Instagram em contas de brasileiros foi detectada e resolvida pela Meta.
Antes da correção golpistas digitas conseguiam criar anúncios se passando por qualquer conta profissional já existente dentro do Instagram e Facebook.
Um problema grave de identificação e que transferia confiança de empresas para anúncios fraudulentos.
Anúncios falsos no Instagram: veja como funcionava o esquema
Basicamente duas falhas de segurança foram encontradas e estavam sendo exploradas para gerar os anúncios.
A Meta não divulgou os detalhes mas basicamente ao explorar a falha era obtido permissão de anunciante nas contas do Instagram.
Com essa permissão em mãos o golpista conseguia criar um anúncio e publicar uma foto no perfil das contas profissionais.
Explorando a falha era possível injetar um anúncio de uma empresa renomada apontando para um link falso.
Assim era possível direcionar clientes e compras para sites fraudulentos que seriam utilizados para capturar dados de usuários ou realizar compras que nunca seriam enviadas.
Até pouco tempo atrás era comum se deparar com anúncios de Americanas e Magazine Luiza, mas que apontavam para sites falsos, porém os anúncios pareciam reais.
Como o anúncio era da conta legítima da loja e somente o link era falso, era uma situação bem difícil de ser detectada.
E potencialmente passaria desapercebido pela grande maioria dos usuários de redes sociais resultando em um “golpe perfeito”.
Para piorar a situação o golpista conseguia acompanhar métricas de alcance do anúncio e excluir comentários de vítimas alertando para o golpe.
De qualquer forma a Meta garante que as falhas já foram corrigidas e que não existe mais a possibilidade de anúncios falsos serem criados dentro da plataforma.
Descubra mais sobre ViamaisBLOG
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.