Anatel quer ordem para a cobrança de franquia

Anatel quer ordem para a cobrança de franquia para tentar minimizar toda a insatisfação dos clientes com a recente autorização para a limitação de uso. Veja como tudo vai funcionar.

[ad#texto]

Anatel quer ordem para a cobrança de franquia
Anatel quer ordem para a cobrança de franquia

A internet está um caos mediante a cobrança de franquia de uso por parte das operadoras (como já explicamos aqui) e também já explicamos o motivo de tal cobrança ser um pretexto torpe para ludibriar os clientes, se a princípio a Anatel havia liberado geral e até mesmo dito que a cobrança seria benéfica ao clientes agora volta um pouco atrás e Anatel quer ordem para a cobrança de franquia para evitar “abusos” e quebra do Código de Defesa do Consumidor.

Mas não se anime muito, embora vários canais de notícias estarem divulgando que a Anatel está proibindo o controle de consumo não é isso, na verdade ela só está cobrando uma ordem de acontecimentos, provavelmente para reduzir o grande volume de insatisfação que a questão está causando.

Anatel quer ordem para a cobrança de franquia: condições da franquia

O que a Anatel quer na realidade é um pouco de ordem, em partes para dar tempo ao tempo e os clientes de modo geral se “acostumarem” com a ideia do controle de consumo.

Então quatro etapas devem ser seguidas e cumpridas:

  • Comprovar para a Anatel que os clientes terão ferramentas para medir o seu consumo e o envio de alertas quando a franquia estiver acabando;
  • Informar em meios eletrônicos e na franquia sobre as ferramentas de controle de consumo;
  • Deixar claro nos anúncios a existência do consumo, com fontes do mesmo tamanho que as utilizadas para informar o preço e a velocidade;
  • Instruir seus funcionários de qualquer meio de comunicação a informar sobre a franquia na alteração de um contrato.

Somente após o cumprimento integral e aceitação por parte da Anatel é que a empresa poderá a depois de 90 dias implementar a cobrança da franquia de consumo.

Anatel quer ordem para a cobrança de franquia: vai funcionar?

Infelizmente não, a maioria destas normas também está prevista para o caso da internet móvel e elas são claramente desrespeitadas pelas operadoras e a Anatel não faz nada.

A princípio até que pode funcionar, mas no longo prazo a tendência é que exista um relaxamento e os clientes acabarão por pagar o pato.

Como se já não bastasse uma franquia de apenas 10GB no mês.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.