ABIN se intromete nas manifestações

[ad#texto]

Estava demorando, acabamos de falar da utilização da tecnologia para documentar e exibir em tempo real, seja pela imprensa ou pelos manifestantes, está bem longe de ser o único emprego da tecnologia nos constantes manifestos que estão ocorrendo no Brasil.

Foi divulgado que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) está preparando uma operação para monitorar as redes sociais durante os protestos a fim de dimensionar e identificar se os protestos estão sendo estimulados ou recebendo participação de partidos políticos.

A crise começou quando assessores civis da presidente Dilma Roussef teriam levantado a questão de que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) não teria alertado sobre a primeira manifestação em São Paulo que desencadeou todos os demais protestos.

ABIN
ABIN

Desde então o GSI estaria utilizando o Mosaico (software de rastreamento on-line que acompanha cerca de 700 temas definidos pelo ministro-chefe do GSI, general José Elito) passou também a monitorar a organização das manifestações que tem sempre ocorrido de forma on-line via redes sociais, notadamente no Facebook.

Realmente, independente dos últimos acontecimentos, o governo federal brasileiro tem se superado dia após dia, principalmente agora que em vez de tentar entender o problema para resolvê-lo está empregando tecnologia de ponta para monitorar e identificar o foco das manifestações para tentar sufocar o movimento.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.