A simplicidade dos problemas do Firefox

[ad#texto]
Eu já havia testado e tentado utilizar por mais de um dia os Betas 6, 8 e 9 do Firefox 4 e o maior problema não foi o excesso de bugs, que por incrível que pareça, para o uso comum o browser se mostrou bastante estável.

O que mais me irritava era a notória lentidão do Firefox, que o acompanha desde os primórdios e embora alguns artifícios da Mozilla tenham deixado-o mais rápido era preciso algo que resolvesse definitivamente o problema, pois o Chrome estava aí mostrando que era possível ser veloz.

Foi aí que surgiu na Internet o boato de que tinham encontrado a raiz do problema, e que era bem simples, resumindo: o problema estava na carga da biblioteca XUL do Firefox que ia ocorrendo paulatinamente durante a abertura usando pacotes de 32 Kb e que bastava aumentar consideravelmente o tamanho dos pacotes para que o Firefox ficasse bem mais rápido.

De tão simples a “solução” parecia modesta demais para resolver um problema que era reclamação geral há vários anos.

Na sequencia surgiu a informação que esta solução seria implementada na versão final do Firefox 4, que deveria ser lançada em fevereiro de 2011.

Foi então que surgiu o Firefox 4 Beta 10 que via de regra não tem mais nenhum bug corrigido em relação a versão Firefox 4 Beta 9, porém implementa uma melhoria que resolveria o problema da lentidão.

E não é que resolveu mesmo.

Estou utilizando o Firefox 4 Beta 10 a cerca de 2 dias e a lentidão dele, principalmente para executar, o browser parece ter sido mesmo resolvida, não notei nenhum bug a mais e parece que está será a última versão Beta e que o lançamento da versão final será mesmo em fevereiro.

E a Segunda Guerra dos Browsers se reacende novamente e o Internet Explorer parece cada vez mais enterrado na sua lentidão em inovar e implementar novos recursos, pois o Firefox 4 já virá com a implementação de aceleração gráfica via hardware, abandonando a API GDI e mesmo com toda a lentidão da Mozilla sairá bem antes do Internet Explorer 9, que ainda está em Beta e parece que vai demorar mais um pouco para sair do forno.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.